Túmulo dos impérios

No vídeo que apresenta a rotina diária no Afeganistão rural, fiquei impressionado com a precariedade da vida, onde as pessoas subsistem em condições básicas, quase sub-humanas.

O aspeto dramático desta situação é que - de acordo com os números do Banco Mundial com base nas Perspectivas de Urbanização Mundial da ONU, o maior número de pessoas a viver nas zonas rurais foi em 1960, enquanto que o menor número de pessoas a viver nas zonas rurais foi em 2020.

Por outras palavras, nos últimos anos, ao contrário da tendência global de aumento do número de pessoas que vivem nas cidades, a população rural no Afeganistão voltou a aumentar. Mais grave ainda, 21% da população rural do Afeganistão vive em extrema pobreza e 38% dos lares sofrem de carências alimentares.

Anos de conflito forçaram milhões de pessoas a fugir das suas casas para os países vizinhos ou a procurar asilo. Muitos foram deslocados e ficaram sem abrigo no seu próprio país, juntamente com os milhões de pessoas que enfrentam dificuldades e fome.

Desde 2012, cerca de cinco milhões de pessoas fugiram e não puderam regressar a casa. Segundo a agência dos direitos humanos da ONU, o Afeganistão tem a terceira maior população de pessoas deslocadas do mundo.

Ricardo Herrera Rocuant

Novembro/2022

(Turma 1130– Cultura Geral)