Tramagal acolheu o Festival Nacional das Marchas Populares Seniores
Realizou-se no passado sábado, dia 27 de junho de 2026, no Tramagal, o Festival Nacional das Marchas Populares Seniores. O evento, organizado pela Associação de Reformados de Tramagal (ARTRAM) e pela R
ede das Universidades da Terceira Idade (RUTIS), contou com a participação de seis marchas populares, entre as quais a Marcha da Unisseixal.
A nossa comitiva foi recebida pelo Sr. Presidente da ARTRAM, que nos proporcionou algumas visitas guiadas, acompanhadas pela madrinha Sandra Vaz que nos foi destinada, permitindo-nos conhecer melhor a história e o património local.
Após o almoço e antes das atuações, as marchas participantes desfilaram pelas principais artérias da vila do Tramagal, proporcionando à população um primeiro contacto com os trajes, a música e as coreografias preparadas pelos grupos.
Entre os participantes estiveram a marcha da Associação de Reformados de Tramagal (ARTRAM), anfitriã do evento, e as marchas das universidades seniores de Monchique, Unisseixal, Vila de Rei, Urra e Moncarapacho.
O festival contou ainda
com a participação especial da atriz Catarina Avelar, que assumiu o papel de madrinha deste Festival, acrescentando um brilho especial ao encontro.
Promovido pela ARTRAM, com o apoio da RUTIS – Rede de Universidades da Terceira Idade, na pessoa do seu Presidente Dr. Luís Jacob, do Município de Abrantes e da Junta de Freguesia do Tramagal, este Festival Nacional teve como principal objetivo valorizar o papel dos seniores na vida cultural e associativa, incentivando a participação ativa e a preservação das tradições ligadas aos Santos Populares.
A Unisseixal deixa o seu sincero agradecimento à ARTRAM pela excelente organização e, em particular, pela forma tão calorosa e acolhedora com que nos recebeu. Foi um verdadeiro privilégio participar neste momento de celebração, cultura, tradição e convívio.
Ficam aqui alguns registos-
BM/AM


Sem comentários ainda