Reminiscência
A última aula de Palavra a Palavra com a professora Amélia Lopes, abordamos o tema de um poema de Fernanda de Castro.
Maria Fernanda Teles de Castro de Quadros Ferro OSE
(Lisboa, 8 de Dezembro de 1900 - Lisboa, 19 de Dezembro de 1994) Poetisa, romancista, dramaturga e escritora portuguesa.
"Reminiscência"
"... Lisboa, Santarém, Porto, Leiria..."
(eu sabia de cor toda a geografia)
O Senhor Inspetor
deu-me a nota mais alta em geografia
e disse gravemente:
- Continua. Hás-de ser gente..." -
Ângulo reto, agudo,
cateto, hipotenusa..."
(Já manchara de giz a minha blusa
mas respondia a tudo
e a professora sorria
enquanto eu papagueava a Geometria)
- "...D. Sancho, o Povoador...
D. Diniz, o Lavrador...
(Tinha tão boa memória,
sabia as datas da história...)
1380
1640
1143
em Arcos de Valdevez...
(Muito bem, a pequena é simpática)
- "Vamos lá à gramática." -
"...E, nem, não só, mas também...
conjugações copulativas"
(Eu pensava na alegria
que ia dar a minha mãe,
nas frases admirativas
da velha D. Maria,
a minha primeira mestra:
- Tão novinha e ficou "bem!" -
e esta suavíssima orquestra
acompanhava, em surdina,
o meu primeiro exame de menina
aplicada, orgulhosa e inteligente...)
- "Vá ao quadro menina! Docilmente
Fiz os problemas, dividi frações,
disse as regras das quatro operações
e finalmente
O Senhor Inspetor felicitou-me,
quis saber o meu nome
e declarou-me
que ficara "distinta" sem favor.
Ah! que esplendor
Que alegria total e sem mistura,
que orgulho, que vaidade!
Olhei de frente o sol e a claridade
não me cegou.
As estrelas, fitei-as como iguais.
Melhor: como rivais,
e a Humanidade
pareceu-me um rebanho sem vontade,
uma vasta colónia de formigas...
(As minhas pobres, tímidas amigas!)
Pouco depois, em casa,
a testa em fogo, o olhar em brasa,
gritei num desafio
à Terra, ao Céu, ao Mar, ao Rio:
- "O mãe, eu já sei tudo!"
No seu olhar tranquilo, de veludo,
no seu olhar profundo,
que era o meu mundo,
passou uma ironia tão velada
Uma ironia
tão funda, tão calada,
que ainda hoje murmuro, cada dia:
"- Ó mãe, eu não sei nada!"
Feita uma reflexão sobre memórias da infância e vivências escolares, os alunos homenagearam a professora com um pequeno lanche confeccionado pelas próprias, tendo oferecido ainda uma pequena lembrança.
Partilhamos todos o sentimento de regressar para o próximo ano letivo, revigorados após uma pausa que, nos parecerá longa demais.
Boas férias para todos!!
18/06/2026








Sem comentários ainda