“Cantos e Modas à Janela e ao Postigo”

“O Cante Alentejano Património Cultural e Imaterial da Humanidade”

A UNISSEIXAL realizou a sua 1ª Quarta Feira Cultural deste ano letivo 2024/25, para comemorar o 10º Aniversário do “O Cante Alentejano Património Cultural e Imaterial da Humanidade”.

Uma expressão musical genuína e única no mundo é o patrimônio cultural de Portugal: o Cante Alentejano, que foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2014.
Cantado em coro e sem recurso a instrumentos musicais por grupos de homens e mulheres, o Cante Alentejano é uma manifestação popular característica dos vários concelhos do distrito de Beja - Baixo Alentejo. Foi o Município de Serpa que tomou a iniciativa da sua inscrição na Lista do Património Mundial, juntamente com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo.

“Cantos e Modas à Janela e ao Postigo” foi o tema escolhido pela UNISSEIXAL para celebrar este dia, para o qual convidou Francisco Naia e Rubem Martins.

A Reitora Prof. Mariana Mareco, fez a apresentação dos artistas convidados e, de seguida, o prof. Jerónimo Santos, fez a apresentação do seu último disco.

Com um auditório repleto de alunos, professores e amigos, foi com muito entusiasmo que ouvimos algumas canções do seu reportório e que fazem parte do seu último CD muito aplaudidas e acompanhadas por todo o público presente.

Parabéns à Unisseixal !!!
Viva o Cante Alentejano !!!

AM/BM

Fotos - “Cantos e Modas à Janela e ao Postigo”

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13

previous arrow
next arrow

Francisco Naia/Ruben Martins

Cante Alentejano Património Cultural e Imaterial da Humanidade