Amor e Erotismo nos Relacionamentos

No passado dia 6 de março de 2024, no auditório da Universidade Sénior do Seixal, realizou-se mais uma QUARTA-FEIRA CULTURAL, alusiva ao tema “Amor e Erotismo nos Relacionamentos”, pela professora Irene Crespo.

O amor é o que acontece quando estamos de coração aberto.

O amor como fluxo energético é: Consciência e Romântico.

Um relacionamento saudável não pode estar baseado num sentimento de posse de abuso ou exclusividade.

Numa relação tem que haver respeito, cumplicidade, entrega e autonomia.

Se não conseguirmos estar bem connosco não pudemos estar bem com os outros.

Na verdade, o amor é como uma dança.

A energia erótica resulta de uma dança bem dançada entre a conexão e a separação dos dois membros do casal. Ou seja, tem de haver ligação e atração entre ambos, mas ambos têm de suportar o movimento de separação e afastamento. O erotismo acontece, nesse espaço entre ambos, hora juntos ora separados, numa dança de abraço fluído ora aberto ora fechado. O erotismo precisa dessa separação para o desejo fluir.

O erotismo não é sexo ao contrário do que se possa pensar. O erotismo é a sexualidade transformada pela imaginação humana.

A perda de erotismo, ou as ameaças ao erotismo, fazem-se notar sobretudo nas relações de longa duração. A longa duração pode, muitas vezes, perturbar a vivência erótica, pois o que se ganha em segurança perde-se em erotismo.

O desafio para os casais modernos reside em conciliar a necessidade do que é seguro e previsível com o que é emocionante misterioso e inspirador.

Cada vez mais ligados à WEB e cada vez mais desligados do corpo a vida vive-se no écran, no computador e nas redes sociais.

Para manter a chama acesa nas relações de longa duração, não há um caminho certo. Cada um escolhe o seu com: imaginação, comunicação, confiança, intimidade, variedade, saúde física e emocional.

Obrigado a todos os intervenientes nesta quarta-feira cultural, por terem proporcionado aos alunos da Unisseixal a discussão de um tema de tão grande importância.

AM/BM