Parabéns Unisseixal

A UNISSEIXAL- Universidade Sénior do Seixal celebrou os seus dezassete anos de vida (está quase a atingir a maioridade), na passada 5ª feira, 18 de janeiro 2024.

Mais uma vez o Fórum Municipal do Seixal encheu-se de alunos, professores, familiares e amigos, em que se incluem os parceiros e os representantes das autarquias.

Ao olhar para aquela casa cheia, a direção e aqueles muitos voluntários que diariamente põem de pé este projeto sentem-se acompanhados e felizes.

Dirigiu a sessão a professora Amélia Costa, que agradeceu a presença de todos e com a graça e competência a que nos habituou, fez uma retrospetiva destes 17 anos, do trabalho persistente e da luta árdua que nos levaram a ser considerados pela RUTIS uma Universidade de Excelência!

Por onde andariam agora os 1085 alunos (os mais velhos com 91 anos) que aderem às nossas atividades se a UNISSEIXAL não existisse e que encontram aqui um espaço de validação de competências após a Reforma!

Na mesa de honra, estiveram presentes: o Dr. Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, Nelson Ramos presidente da Junta de Freguesia de Amora, Prof. Jaime Ribeiro presidente da Casa do Educador do Seixal, professora Mariana Mareco Reitora da UNISSEIXAL e a professora Amélia Costa membro da Direção da Unisseixal.

Seguiu-se a palavra da Reitora professora Mariana Mareco

Começou por saudar todos os presentes, dizendo que neste dia celebramos uma data de memórias que fomos construindo ao longo dos anos da nossa universidade. Celebramos as conquistas e aprendizagens, o lugar onde os sonhos ganham asas e se concretizam. Falou da alegria de termos chegados aos 17 anos sempre em crescendo, afirmando-se vigorosamente no programa cultural do concelho do Seixal, não só pelas aulas onde vamos aprender e sentir alegria de viver, mas ainda pelas muitas tarefas diferentes que a UNISSEIXAL proporciona; visitas de estudos, tardes culturais, convívios, sempre em busca do progresso pessoal, movimento, arte e criação de amigos.

Tendo começado sem condições numa cantina escolar de Amora recorrendo a espaços de outras instituições, valendo-nos a colaboração dos parceiros a ceder salas, o apoio das autarquias e a boa vontade de professores e alunos. Passamos depois para o Seixal, já com outras condições, mas também com alguns problemas para a mobilidade dos nossos seniores, até que a câmara municipal reconhece a justeza das nossas aspirações e investe na compra do Grémio da Lavoura no Fogueteiro, onde hoje funciona em pleno a UNISSEIXAL.

Falou ainda da nossa inscrição na RUTIS e da nossa colaboração, participando nalguns festivais ou concursos por ela organizados. Este ano fomos convidados para organizar o Festival de Música em 23 de abril.  Tudo isto é possível graças à boa vontade dos professores que gratuitamente dão o seu contributo oferecendo o seu trabalho, aos alunos que acreditam nos nossos serviços, na partilha dos afetos nestes anos dourados das nossas vidas, às parcerias com as várias entidades, autarquias, associações etc., que dão valor e enriquecem o trabalho quotidiano.

Só com a força de todos se consegue levar a bom porto um projeto de voluntariado desta natureza. Para este ano, é intenção do conselho diretivo continuar a promover a cordialidade, a amizade, fomentar laços de convívio, combater o isolamento e a solidão, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

Para isso a UNISSEIXAL oferece a quem a frequenta várias disciplinas, novas ideias, mantendo vivas as capacidades de discernimento e memória.

A todos a reitora  professora Mariana Mareco, deixou o mais sincero e profundo obrigado.

O professor Jaime Ribeiro, presidente da Casa do Educador, teceu algumas considerações acerca da designação “Universidade de Excelência” com que a RUTIS - Redes de Universidades Seniores considerou a nossa UNISSEIXAL,  em maio de 2016,  já lá vão alguns anos!!

Como é que se faz uma Universidade de Excelência? Partindo do princípio de que ninguém é perfeito, não pudemos esperar sentados à espera que as coisas apareçam feitas, temos que ir à procura de mais e melhor. É isso que a Direção da Unisseixal, e da Casa do Educador têm procurado fazer em prol da população do nosso concelho.

Não é fácil gerir um espaço onde tanta gente se movimenta diariamente e onde surgem problemas que têm de ser resolvidos e a direção da UNISSEIXAL e CES têm sabido resolvê-los num espirito de missão. Sentem que aquilo que estão a fazer é um bem para a comunidade e que os alunos estão em primeiro lugar.

O Presidente da Junta de Freguesia de Amora Sr. Nelson Ramos, falou “algo de extrema importância sobretudo no que à Saúde Mental dos nossos seniores diz respeito” e do impacto que as Universidades Seniores têm na qualidade de vida dos mais idosos, na condição física funcional, ocorrência de quedas e na realização de atividades básicas e instrumentais da vida diário do idoso.

Finalmente falou o presidente da Câmara Municipal do Seixal Dr. Paulo Silva, ele próprio também muito impressionado com Fórum cheio de gente. Começou por dizer que é bom ver que a educação move a população do Seixal e saudou todos os professores que num espírito de missão, continuam a passar o seu saber a toda a população do Seixal após a reforma, através da universidade sénior.

Disse ainda do orgulho que sente nesta obra e que são as pessoas que fazem as instituições que a UNISSEIXAL é um espaço com vida que nos enche de orgulho por ter no concelho uma “Universidade de Excelência” onde as pessoas criam laços de amizade. Um projeto estritamente inovador, um projeto de vida, para a vida, onde todos têm lugar.

Seguiu-se apresentação das estatísticas a cargo da reitora professora Maria Mareco.

De salientar o crescimento contínuo da UNISSEIXAL, excetuando os anos da pandemia.

Presentemente, estão inscritos 1085 alunos, 102 professores, contamos ainda com 125 disciplinas e 158 turmas.

No final da sessão foram entregues certificados de participação a um conjunto de 6 professores que pelo menos há 5 anos oferecem as suas aulas à UNISSEIXAL

Como não podia deixar de ser, esta comemoração terminou com uma parte musical a cargo da Tuna da Unisseixal dirigida pela professora Isabel Rodrigues, que, com bonitos temas entusiasmaram toda a assistência.

A Festa terminou no átrio do Fórum com a partilha do bolo de Aniversário e moscatel de honra.

Parabéns à UNISSEIXAL por esta bela jornada de confraternização.

AM/BM

Fotos do XVII Aniversário da Unisseixal

XVII Aniversário da Unisseixal

Tuna da Unisseixal