CES – UNISSEIXAL – CESVIVER

Convívio de Natal – Almoço Partilhado

A Casa do Educador e suas valências, Unisseixal e Cesviver, celebraram a sua Festa de Natal na passada sexta-feira, 15 de dezembro de 2023.

O amplo salão da Igreja de S. João Batista Scalabrini abriu-se mais uma vez para receber muitos dos seus professores e alunos.

Gente bem-disposta, ordeira, colaboradora, que quer sair de casa para dar cor e sabor aos seus dias.

Logo pela manhã, chegaram os voluntários para as devidas arrumações, que depressa começariam a chegar as iguarias para uma farta partilha entre todos os comensais; bebidas, salgados, doces etc., iam sendo distribuídos pelas mesas, para além de um conjunto especial de comidas de tacho, em que sobressaíam, as feijoadas as saladas de polvo, as lulas, arroz de pato, etc.

A partir das 12,30h, começam a entrar os convivas e pouco depois, já com o palco ocupado pelo Coro Polifónico da Unisseixal, sempre bem dirigido pelo maestro Maurício Vieira da Silva, as saudações iniciais a cargo da Reitora professora Mariana Mareco e do presidente da Casa do Educador professor Jaime Ribeiro, dando as boas-vindas a todos os presentes com votos de Feliz Natal, o coro polifónico brinda-nos com bonitas canções de Natal, numa atmosfera de alegria e comunhão.

Afastadas as cadeiras, chegam os abraços os cumprimentos de gente que não vemos todos os dias, ao mesmo tempo que vamos degustando as diversas iguarias. Comida em abundância, para ser consumida e que no fim, ainda deu para alegrar mais gente!

Seguiu-se o sorteio de 3 cabazes de Natal da Cesviver que encheram de alegria os felizes contemplados e cujos números foram retirados pela presidente da Cesviver, professora Isabel Gandum e pelo presidente da CES professor Jaime Ribeiro.

Com as pessoas já novamente sentadas, veio depois a parte mais recreativa e artística, mas sempre num tom de simplicidade e comunhão de sentimentos que a todos animam. Com a participação do grupo de cordas do professor Carlos Jesus com lindas canções e muito bem sincronizadas.

Também houve Teatro de Sombras que é uma arte muito antiga de contar história e de entretenimento. Desta vez, nos nossos artistas contaram-nos a história do nascimento de Jesus e da visita dos Reis Magos. Muito bem conseguida esta peça levada a cena por elementos da Direção da Unisseixal com efeitos de sombras muito interessantes.

Finalmente, o grupo “Os amigos do Pontes” que contou nas duas músicas finais com a participação de alguns dos seus alunos de “Artes do Barulho”, teve o mérito de, com canções populares bem conhecidos de todos, transmitir alegria a toda a plateia.

Por fim, uma palavra de gratidão para todos os voluntários da Casa do Educador e suas valências. Sem eles, não seria possível realizar estes eventos.

Citando Charles Dickens “O Natal é um tempo de benevolência, perdão, generosidade e alegria. A única época que conheço, no calendário do ano, em que homens e mulheres parecem, de comum acordo, abrir livremente seus corações”.

Desejamos a todos um Bom Natal e um Feliz Ano Novo.

Ficam aqui alguns registos deste evento.

BM/AM

Coro Polifónico - maestro Maurício Silva

Grupo de Cordas - prof. Carlos Jesus

Teatro Sombras - Direção da Unisseixal

Os Amigos do Pontes

Artes do Barulho - Unisseixal