“75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU)”

Para falar sobre os “75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU)”, o prof. António Rodrigues, nesta Quarta-feira Cultural, começou por ir às origens, à consciência de cada um de nós a sentir que somos gente com direitos, que a lei natural nos confere, embora todos saibamos como desde sempre somos atropelados pelos detentores do poder.

Foi depois das duas guerras mundiais que esses direitos foram oficialmente consignados, muitos deles pela tenacidade das damas, muitas delas esposas de embaixadores. Os atropelos não pararam e todos os dias estamos a assistir à contínua falta de respeito por muitos seres humanos nossos irmãos, levados pela ganância, pelo domínio de povos sobre outros povos ou pela cultura errada de tantos que se sentem superiores e metem na prisão quem pense diferente.

Na sequência desta Declaração, ao ver como as injustiças continuavam, o advogado britânico Peter Benenson, em 1961, escreveu um texto num jornal a apelar pela amnistia a favor dos presos esquecidos. Curiosamente, foi a notícia da prisão de dois jovens portugueses por terem brindado em público pela liberdade que o motivou. E assim nasceu a conhecida “Amnistia Internacional”, que então se considerou “um movimento permanente em defesa da liberdade de opinião e de religião “.

Hoje, a Amnistia atua de modo muito concreto, mobilizando milhões de voluntários a favor de causas várias. O prof. António Rodrigues, ele próprio dinâmico mobilizador da Amnistia, referiu causas de presos e mortos injustamente, do Brasil à Austrália, da África a Myanmar, com vídeos oportunos, apelando ainda para nos incluirmos nestas campanhas: ASSINAR PETIÇÕES - ASSINATURAS QUE MUDAM VIDAS e ainda outra – a MARATONA DE CARTAS -  que é «o maior evento de direitos humanos organizado pela Amnistia Internacional em todo o mundo».

A Maratona de Cartas 2023 irá decorrer em Portugal de 1 de novembro de 2023 até 31 de janeiro de 2024.

Foram alertas que encheram esta quarta feira.

AH

22/11/2023