“Cartas de amor quem as não tem”

O dia dos namorados, ou Dia de S. Valentim celebra-se em Portugal a 14 de fevereiro.

Mais romântico que o amor que está no ar nesta altura é a origem dessa comemoração. Neste dia, além da troca de presentes, os namorados costumam sair para jantar e preparar surpresas uns para os outros.

O Dia dos Namorados, em Portugal, é celebrado no dia da morte de um bispo chamado Valentim, por isso, a data é conhecida como o Dia de S. Valentim.

A história remonta ao séc. III d.C. O imperador havia proibido os casamentos, pois acreditava que os combatentes solteiros tinham melhor desempenho nas batalhas.

Valentim era bispo e desrespeitou esse decreto imperial, realizando casamentos. O segredo foi descoberto e Valentim foi preso, torturado e condenado à morte.

Segundo a lenda, enquanto estava preso, Valentim teria ficado muito amigo da filha do carcereiro, que era cega e, por milagre, a moça ficara curada da cegueira. Executado a 14 de fevereiro do ano 269, a data deu origem ao Dia dos Namorados.

E porque o "AMOR" é sempre um bom motivo para celebrar, a Unisseixal celebrou este dia (14 fevereiro de 2023), começando com uma exposição na “sala Museu”, das professoras: Fernanda Jacinto, Fernanda Cunha, Helena Brito e Fátima Lourenço, com motivos alusivos a este dia, de pintura em porcelana e bordados.

Na Abertura esteve presente a reitora prof. Mariana Mareco, Prof. Amélia Costa, bem como vários membros do conselho diretivo que enalteceram os bonitos trabalhos das professoras.

Seguiu-se, no auditório da Unisseixal, um momento musical a cargo da Turma de Violas do Prof. Lino Madruga, intercalado pela leitura e recitação de alguns poemas pelos alunos da Turma de Poesia alusivos ao amor e pela leitura pelos membros da direção da Unisseixal, das "CARTAS DE AMOR", entretanto depositadas na "Caixa do Correio" improvisada para o efeito.

Parabéns a todos professores e alunos pelo excelente desempenho musical e pelos bonitos trabalhos expostos.

Parabéns muito especiais a todos aqueles que tiveram a coragem de escrever estas bonitas “Cartas de Amor”.

Foi bonito … Parabéns UNISSEIXAL!!

AM/BM

 

Fotos do evento