Casa cheia, a transbordar!

No dia 14 de janeiro, o Fórum Municipal do Seixal encheu-se de entusiastas que, como alunos ou professores, no seu 16.º aniversário, sentem que a Unisseixal toca nas suas vidas. Ao olhar para aquela casa cheia, com gente de pé por não haver mais lugares sentados, todos nós sentimos um saboroso orgulho, quer porque sentimos que estamos bem acompanhados, quer ainda a direção e aqueles muitos voluntários que diariamente põem de pé este projeto se sentem recompensados.
As palavras desta sessão
A prof.ª Amélia Costa saudou todos os presentes com gosto e vaidade, falando do trabalho persistente e da luta árdua que compõem estes 16 anos da Unisseixal. Só assim fomos considerados uma Universidade de excelência! As mil pessoas que agora aderem às nossas atividades onde estariam se a Unisseixal não existisse?
A reitora, prof.ª Mariana Mareco, celebrou com alegria a história da Unisseixal, que «hoje se tornou indispensável no concelho». Tendo começado sem condições numa cantina escolar da Amora, recorrendo aos espaços de outras instituições (escolas, junta de freguesia, associações), a Câmara cedeu-nos um espaço grande no Seixal em 2010, que, embora inapropriado para a terceira idade (tantos degraus!...), evitava já a dispersão pelos 12 espaços com que começámos. Com o tempo, a Câmara reconhece a justeza das nossas aspirações e compra o Grémio da Lavoura no Fogueteiro, onde investe muito em novas instalações que hoje satisfazem em pleno. A resposta são os 949 alunos que agora a frequentam.
Demorou-se depois nos agradecimentos: aos professores que oferecem o seu trabalho, aos alunos que confiam nos nossos serviços em vista a melhor qualidade de vida, a todas as direções da Casa do Educador e da Unisseixal que desde o início alavancaram o projeto, a todas as parcerias que nos ajudaram, nomeadamente o Centro Cultural e Desportivo das Paivas, onde funcionaram as aulas de som e movimento. Ressaltou ainda o apoio enorme das autarquias – Câmara Municipal e Juntas de Freguesia – que desde o início estão com a Casa do Educador. E terminou a nomear os seus colegas de direção da Unisseixal, com quem partilha ilusões, lutas, trabalho diário e também sucesso: Amélia Costa, Natalino Bolas, Fátima Salvado e Carlos Jesus, para os quais foram muitas palmas…
O prof. Jaime Ribeiro, presidente da Casa do Educador, falou com emoção do momento presente, «um momento único das nossas vidas» em que a realidade da Unisseixal está ali à vista de todos, naquela sala sobrelotada. Reconheceu que andar mil passos começa com o primeiro passo e evocou o momento em que naquele janeiro de 2006, numa ata da direção, foi aprovada por unanimidade -a criação da Universidade Sénior do Seixal. Leu o nome dos responsáveis ao tempo, a quem a assistência ovacionou com agrado. E, como maior novidade desta tarde, revelou que, para além das valências da Unisseixal e da Cesviver, a Casa do Educador está envolvida noutro grande projeto – a criação da Residência Sénior. E, nesta semana, a Câmara Municipal acabara de aprovar a cedência do terreno para essa Residência, mais um passo em frente na realização do sonho. As palmas não faltaram no momento.
A Presidente da União de Freguesias, D. Maria João Costa, também dedicou palavras de elogio à Unisseixal, constatando que aquela sala cheia «era sinal de muito trabalho, dedicação e amor». Em nome dos autarcas, saudou os alunos e professores, prometendo continuar o apoio às nossas atividades.
Finalmente, falou o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Paulo Silva, ele próprio também impressionado com aquela assistência. Enalteceu a Unisseixal - «a primeira instituição a recuperar da pandemia», «em que o dinheiro investido apresenta um grande retorno com um trabalho de excelência». Referiu-se «ao amor que os professores têm pela sua profissão, continuando a servir como voluntários» e teceu encómios aos alunos que continuam a aprender saber e arte, como jovens, para o seu envelhecimento ativo. É maravilhoso constatar esta entreajuda dentro da Unisseixal, concluindo que realmente «o Seixal é partilha»!
Lembrou vivências pessoais, como a de alguém que na Madeira lhe disse que estava descansado com os pais no Seixal porque estavam bem apoiados pela Unisseixal.
O Presidente alegrou-se ainda com os projetos da Casa do Educador, agora com a Residência Sénior, respondendo àqueles que dizem que “ainda vão dar mais dinheiro à Casa do Educador, se ninguém lá vai?” que era melhor ir ver o trabalho deles… Agradeceu os trabalhos de arquitetura do Dr. João Salvado para a Unisseixal e agora para a Residência Sénior, concluindo com uma homenagem sentida aos professores falecidos, Doutor Carlos Ribeiro e Prof.ª Rosa Duarte, que muito deram à Unisseixal e à Casa do Educador.
Os números
Na segunda parte da sessão, a Reitora apresentou uma longa lista de estatísticas. De salientar o crescimento contínuo da Unisseixal, tirando os anos da pandemia. Presentemente, estão inscritos 949 alunos, com 95 professores a oferecer o seu saber nas aulas. É claro que há mais mulheres que homens (estes têm mais que fazer!!!). E mais não dizemos…
Certificados
Foram entregues certificados de participação a um conjunto de professores que pelo menos há cinco anos oferecem as suas aulas à Unisseixal.
Regista-se aqui uma mudança na direção da Universidade, que agora assumiu o trabalho. Sai o Dr. Natalino Bolas, embora continue a ser professor, e entra para o seu lugar a prof.ª Filomena Rocha, a quem desejamos bom trabalho.
Momentos Eurovisão
Esta foi a grande surpresa da tarde. Sob a batuta do prof Carlos Jesus, o palco encheu-se de quase 30 artistas, que com os seus instrumentos entusiasmaram a assistência tocando e cantando as canções que ganharam a Eurovisão e que nos ficaram no ouvido. Nem faltaram as beldades solistas de voz limpa e modulada, que mereceram aplausos. Muito bem!
Parabéns a você!

A festa terminou no átrio do Fórum com a partilha do bolo de aniversário e moscatel de honra.
Parabéns a todos por esta bela jornada de confraternização.
Texto : A.H.

Fotos e vídeos: AM