Apresentação do Tema "A Polícia de Proximidade"

O policiamento de proximidade, também conhecido como policiamento comunitário, é uma estratégia que aposta numa relação entre as populações e as forças de segurança, com o objetivo de prevenir a crimalidade.

Esta filosofia coloca “maior enfase na participação ativa dos cidadãos do processo de resolução de problemas”. A polícia deixa de ser a única guardiã da lei e da ordem. O objetivo é derrubar as barreiras da apatia e desconfiança, de modo a formar parcerias estáveis e empenhadas. Reuniões periódicas com associações de bairro, igreja, clubes recreativos, escolas, comerciantes ou outras entidades relevantes da área onde se quer atuar é uma das medidas que distinguem o policiamento comunitário.

Tendo por base um público menos jovem, com o auditório da Unisseixal muito bem composto, a PSP na pessoa do seu chefe Luís Rodrigues e Vitor Hugo fizeram a apresentação de um trabalho em PowerPoint das funções em áreas como: ações de sensibilização acerca de diversas temáticas que o Gabinete de Atendimento e Informação à Vitima da PSP no Seixal dispõem, nomeadamente prevenção de Burlas e Normas de Segurança na Internet.

Ficam aqui alguns registos desta apresentação, e o nosso muito obrigado à PSP do Seixal.

AM/BM