No passado dia 14 de julho, no auditório da Unisseixal, integrado nas atividades “Julho Com Vida” 2022, tivemos uma primeira parte em que se falou de “Saudade”, com apresentação de prof. Maria do Céu Silva, e uma segunda parte em que atuou a “Tuna da Unisseixal” sob a direção da prof. Isabel Rodrigues.

A prof. Maria do Céu, começou por nos apresentar um PowerPoint alusivo à palavra saudade, como se diz esta palavra noutras línguas Românicas e mostrou-nos a força que esta simples palavra tem nas nossas vidas.

Saudade é um estado emocional profundo de saudade nostálgica ou profunda melancólica por algo ou alguém que se cuida e/ou ama.

Além disso, muitas vezes carrega um conhecimento reprimido de que o objeto do desejo pode nunca mais ser obtido. É a lembrança de sentimentos, experiências, lugares ou eventos que outrora trouxeram emoção, prazer e bem-estar, que agora acionam os sentidos e fazem a dor da separação dessas sensações alegres.

Saudade pode ser um sentimento ao mesmo tempo feliz e triste.

Foi mais uma excelente apresentação da prof. Maria do Céu, com a colaboração dos seus alunos, que leram alguns poemas alusivos ao tema e que lhe manifestaram no final o seu agradecimento e o seu carinho.

“Dê valor às coisas enquanto as possui, pois, sentir saudades não é o bastante para tê-las de volta”.

Na segunda parte assistimos à atuação da “Tuna da Unisseixal”.

Belos momentos musicais bem trabalhados pela prof. Isabel Rodrigues com os seus alunos bem sintonizados e a fazerem-se acompanhar com palmas pelo público presente.

Ficam aqui alguns registos desta agradável tarde.

AM/BM

ÓMeu Alentejo

Olha o Gaio