Manuel Sérgio uma história de vida

 No passado dia 8 de junho de 2022, por convite da Unisseixal, tivemos entre nós para nos falar do “Desporto e Motricidade Humana”, um dos grandes especialistas nesta área, o Filósofo e Professor Catedrático Dr. Manuel Sérgio.

Manuel Sérgio nasceu em Lisboa em 20 abril de 1933 e é filósofo, professor, educador, ativista e político português. É licenciado em Filosofia pela Universidade Clássica de Lisboa e Doutor e Professor Agregado em Motricidade Humana pela Universidade Técnica de Lisboa. A sua tese de doutoramento, intitulada "Para uma Epistemologia da Motricidade Humana", defende a existência da ciência da motricidade humana, de que a educação física é a pré-ciência. É sócio da Associação Portuguesa de Escritores e autor e coautor de 40 livros e de inúmeros artigos, em revistas nacionais e estrangeiras. É professor catedrático convidado aposentado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. Foi professor catedrático da Universidade Fernando Pessoa e do Instituto Superior da Maia, e ainda da Faculdade de Educação de Física da Universidade Estadual de Campinas. Manuel Sérgio, sob proposta dos Professores Tolentino Mendonça (hoje, bibliotecário do Papa Francisco) e Alfredo Teixeira, tem uma Cátedra na Universidade Católica Portuguesa.

Os seus textos foram sempre, esclarecedores e mobilizadores. Repetiu vezes sem conta que, sem uma ciência da Motricidade Humana, a Educação Física não teria sentido.

Segundo Manuel Sérgio, o Desporto é uma das especialidades da Ciência da Motricidade Humana, uma nova ciência humana. E, por isso, não há jogos, há pessoas que jogam, não há remates, há pessoas que rematam, não há fintas, há pessoas que fintam, não há dribles, há pessoas que driblam. Só correr não dá saúde. O que dá saúde é o sentido da vida.

Olha para a vida que ela te dirá como deves viver e o Desporto não é nada mais do que vida.

AM/BM