12339608_1014857911888629_3429080184631347002_o

Coro Polifónico da Unisseixal no SOLAR DOS ZAGALLOS

O Coro Polifónico da Unisseixal, dirigido pelo Maestro Maurício Silva, foi convidado a actuar numa das capelas deste bonito solar, hoje, dia 12/Dez., com o objectivo de se festejar a inauguração de uma Exposição Colectiva de Pintura.

O repertório foi constituído por peças musicais dedicadas ao Menino-Deus, dando a conhecer ou a recordar algumas canções que fazem parte das nossas tradições populares e bem representativas de várias regiões.
Muito obrigada à organização deste evento cultural por nos terem convidado a participar nele.
Um bem-haja muito expressivo a todos os colegas e amigos e ao público que nos presenteou - ao Coro Polifónico da Unisseixal - com as suas demonstrações de grande apreço e carinho.

O «SOLAR DOS ZAGALLOS» foi adquirido em 1982 pela Câmara Municipal de Almada.
O edifício sofreu obras de restauro e foi transformado em Centro Cultural destinado a exposições, concertos, recitais, além de promover actividades diversificadas para os mais novos.
Esta propriedade é constituída por jardins, três capelas e uma casa apalaçada, mandada construir por uma família de Reguengos de Monsaraz, de apelido «Zagallo» a qual, segundo consta, viria residir aqui por volta do reinado de D. João II.
Ao longo dos tempos o edifício sofreu obras de restauro, nomeadamente nos séculos XVIII, XIX e XX. Por este facto, verifica-se a existência de influência dos estilos barroco, rococó, pombalino neo-clássico e até modernista.
Nos corredores e capelas existe um vasto espólio de painéis de azulejos que abrangem três séculos da história do azulejo em Portugal.
Vale a pena dedicarmos algum do nosso tempo disponível para visitarmos este Centro Cultural.

Para todos, expressamos os nossos votos de Boas Festas e que o Ano de 2016 seja pleno de saúde, alegrias, felicidade...

Reportagem fotográfica de João Lucas

Lourdes Mano

não ao acordo ortográfico