Tertúlia da Madeira 

Dia 11 de março no salão de festas da Igreja Scalabrini, a Unisseixal realizou mais uma quarta- feira cultural com uma tertúlia dedicada Região Autónoma da Madeira, que nos levou a recordar lugares, paisagens e costumes aquando das viagens que realizamos.

Num salão preparado a preceito com o que de melhor e mais bonito alguns participantes quiseram mostrar e com muitos alunos e amigos presentes, a Professora Mariana Mareco procedeu  apresentação dos convidados:dsc_0562

Professores Aires Vieira, Arlete Nóbrega e Maria Baptista.

O Prof. Aires abordou o tema Madeira, sua origem, geografia, história e evolução com um grande desenvolvimento nos anos mais recentes, proporcionando-nos um melhor conhecimento sobre aquele arquipélago.

As Professoras Arlete Nóbrega e Maria Baptista falaram-nos de uma forma muito pessoal e entusiasta, do aspeto social numa ilha de muitos contrastes, suas vivências e costumes, nomeadamente os cultos religiosos, o artesanato, a rica gastronomia e as festas mais significativas numa população com enorme fluxo turístico.

Após os nossos convidados tivemos o prazer de ver e ouvir uma bonita apresentação musical com o Grupo Sons da Amizade e uma amostra de Danças da Madeira pela Turma de danças Populares sob a orientação da Professora Ondina Monteiro.

A vice-reitora Professora Mariana Mareco agradeceu a todos aqueles que de forma empenhada e generosa contribuíram para o êxito desta tarde, sem esquecer um agradecimento especial para o senhor Padre Pedro, pela cedência do salão paroquial.

Para que nada faltasse nesta nossa festa nada melhor do que desgostar as belas iguarias preparadas pelos convidados, amigos e alunas da Unisseixal, que poderão ser apreciadas nas fotos da reportagem abaixo e relembrar, caso vos aprouver, ao sabor de um copinho de Poncha(*).

Parabéns à Universidade Sénior do Seixal por mais esta excelente realização e pelo empenho e dinamismo colocado em tudo que realiza.

(*Para preparar esta bebida junta-se +/- 5 colheres de sopa de mel de abelha a 20 cl de aguardente de cana-de-açúcar. Com um mexelote (pau de mexer a poncha) misturam-se bem estes dois ingredientes e junta-se o sumo de 2 limões)

José Capelo

11-03-2015                        Vídeos: Sons da Amizade e Danças Populares

Reportagem fotográfica por Alberto Maia