DSC_0303 No âmbito da disciplina de “Questões Ambientais”, realizou-se no passado dia 25 de Novembro de 2014, uma visita de estudo à região Oeste, mais precisamente às Caldas da Rainha e a Óbidos. Esta visita teve a colaboração da Dra. Sofia e da Dra. Carla Montargil, já nossas conhecidas de evento anterior.

Decorreu num dia cinzento, mas sem chuva, com uma temperatura agradável e com grande entusiasmo de todos os participantes.

Nas Caldas da Rainha contemplámos a Fonte das 5 bicas, percorremos o remodelado Mercado da Fruta, visitámos o Museu da Cerâmica e a Loja da Fábrica de Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro, atravessámos o Parque D. Carlos I ( onde se encontra a estátua de Francisco Franco intitulada “A Dor”)... e ouvimos a Dra. Carla falar sobre a história e  as estórias das Caldas da Rainha.

Depois de um bom almoço, no Restaurante Paraíso, em Vale de Coto, rumámos em direção a Óbidos. Parámos na zona do Nadadouro, na Lagoa de Óbidos, onde supostamente teria morrido afogado o príncipe D. Afonso, filho de D. Leonor e do rei D. João II, e assistimos a uma divertida representação da nossa amiga Carla, versando esta ocorrência (na verdade, o príncipe D. Afonso morreu a 13 de Julho de 1491, em Alfange, Santarém, à beira do Tejo, devido a uma queda do cavalo). Seguiu-se uma visita à Fábrica do Licor de Ginja “Vila das Rainhas” e, já de noite, fizemos uma breve caminhada pela bela Vila de Óbidos.

 Carlos Neves                        

                                                           Reportagem de Alberto Maia