O porquê deste novo livro, intitulado “Seixal – A Fantástica vegetação dos nossos Sapais”. Sua particular importância no combate ao Aquecimento Global.
Na Unisseixal, as q
uartas-feiras são de cultura. Desta feita, a cultura esteve na apresentação do novo livro intitulado “Seixal – A Fantástica vegetação dos nossos Sapais”. Sua particular importância no combate ao Aquecimento Global, do professor Manuel Lima que é, no dizer do autor, uma homenagem ao concelho onde nasceu.
Foi no dia 3 de dezembro de 2025, no auditório da Unisseixal, com a presença da nossa reitora professora Mariana Mareco e o membro direção Fátima Salvado, alunos, professores e amigos.
O professor Manuel Lima, explica que este novo livro surge após 40 anos de trabalho dedicado ao estudo e divulgação do património histórico e natural do concelho do Seixal. Desde
1985, integrou a equipa do Ecomuseu Municipal, realizando investigação e publicando diversas obras que contribuíram para um maior conhecimento do território. Entre os seus trabalhos anteriores destacam-se publicações sobre a flora local e sobre as zonas ribeirinhas dos concelhos do Seixal e Almada.
A motivação específica para esta obra resulta da importância crescente dos sapais — ecossistemas fundamentais na proteção ambiental e no combate às alterações climáticas — e da riqueza única da sua vegetação. O objetivo desta obra é tornar acessível ao público em geral, especialmente à comunidade escolar, informação ilustrada sobre as plantas holófitas presentes nos sapai
s, valorizando o seu papel ecológico e utilidade, contribuindo de alguma forma, para a sua conservação.
O professor Manuel Lima, sublinha ainda a relevância de aproximar a educação da realidade local, defendendo que esta publicação possa servir como instrumento pedagógico e didático, incentivando uma maior consciência ambiental e uma aprendizagem baseada no meio envolvente.
Parabéns Prof. Manuel Lima por mais uma importante publicação.
BM/AM


Sem comentários ainda