Na manhã de 26 de janeiro de 2023, as turmas de "História e Geografia de Portugal" e "Palavra a Palavra" realizaram uma Visita de Estudo ao Museu da Marinha, em Belém.

A visita guiada ao museu estendeu-se por vários pavilhões desde a origem da navegação marítima à vela (barca, nau, caravela, galeão) usada nos Descobrimos, até aos navios no séculos XIX bem XX.

Seguiram-se outros pavilhões em que a Marinha Portuguesa interveio ao longo dos séculos: guerras napoleónicas, guerra colonial e na actualidade no resgate e salvamento de tripulantes em perigo. 

No último pavilhão, o das Galeotas, pudemos observar modelos  reais de barcos usados outrora pelas populações em actividades económicas ( moliceiros, muletas,...) ou em lazer ( bergantim). Neste pavilhão encontra-se o avião onde Sacadura Cabral e Gago Coutinho fizeram a travessia aérea do Atlântico.

Em todos os pavilhões é possível admirar uma grande coleção de objetos, de armas, de fardamentos e instrumentos de navegação.

Foi uma visita interessante, bastante pormenorizada e elucidativa desde os primórdios da navegação até aos dias de hoje.

Para acabar a visita em pleno fomos em romaria ao "Santuário" dos pastéis de nata (também chamados de Belém), onde comprámos e nos deliciámos com tal doçaria...

Trabalho realizado por alunos

História e Geografia-Palavra a Palavra

Juntamos uma reportagem fotográfica, que permite rever esta visita:

Ver Reportagem Fotográfica