Sensibilização e Segurança na utilização da Internet
No dia 6 de março pelas 16 horas, realizou-se no Auditório da Universidade Sénior do Seixal, uma sessão de esclarecimento sobre a Internet Segura tendo como tema: “Sensibilização sobre Segurança na utilização da internet e dos dispositivos móveis”.
Esta iniciativa, foi promovida pela Biblioteca Municipal do Seixal, em parceria com o Centro de Internet Segura/Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, e a sua apresentação esteve a cargo do Professor João Torres.
Com origem no projeto EU SafeBorders, o Dia da Internet mais Segura é uma iniciativa desenvolvida em toda a Europa desde 2004.
Esta iniciativa tem como objetivo alertar os utilizadores para diferente
s temáticas emergentes ligadas decorrentes do uso seguro da Internet. Desenvolver uma cultura de uso consciente da Internet, capacitando os cidadãos para a tomada de decisões informadas e contribuir para o combate às condutas e aos conteúdos ilegais, disponíveis online.
Falou-se sobre o Mundo Digital e suas vantagens, das novas formas de jogar, aprender, comunicar, viajar, etc.
Técnicas digitais tais como: riscos, perigos, copiar/colar, respeitar os outros, anonimato, etc.
Assédio virtual (do inglês Cyberbullying) são técnicas muito poderosas que podem ser definidas com
o:
"Quando a Internet, telefones celulares ou outros dispositivos são utilizados para enviar textos ou imagens com a intenção de ferir ou constranger outra pessoa."
É uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar o outro. Tem-se tornado cada vez mais comum na sociedade, especialmente entre os jovens. Atualmente, legislações e campanhas de sensibilização têm surgido para combatê-lo.
Abordou-se também o tema da Pegada Digital. Podemos classificar a pegada digital em dois tipos, ativa e passiva. Ativa é quando nós próprios colocamos esses dados de maneira deliberada e intencional, por exemplo, um blog sobre o nosso dia-a-dia
ou um álbum de fotografias público e online. Enquanto que no tipo passiva, os dados sobre a nossa atividade na Internet são registados sem o conhecimento do utilizador, por exemplo quantas vezes acedeu a um determinado website, a que horas e em que locais.
Foram colocadas mais algumas questões pelos participantes, tendo sido dada por encerrada esta sessão de esclarecimento.
Foi uma sessão muito interessante para ajudar a alertar as pessoas a estarem mais seguras na Internet, nas Redes Sociais e saberem utilizar estas ferramentas de forma mais responsável e consciente.
BM


Sem comentários ainda