Por convite da direção, fomos ontem visitar as obras em curso das novas instalações da Unisseixal no Fogueteiro. E saímos de lá com muito boa impressão.
O conjunto é constituído por três blocos e um deles com dois pisos. Do exterior, já vemos os telhados quase prontos, mas lá dentro aquilo é um mundo que nos surpreende. Muitas salas espaçosas e cheias de luz e, depois, cubículos, cada um com sua função: a receção, os espaços da direção, casas de banho para homens e senhoras, arrecadações. Temos salão de convívio com palco, outro grande salão para aulas de movimento – danças, ginástica - e música, mais outros grandes espaços para as aulas com 50 ou 60 alunos (à espera dos professores Carlos Ribeiro, Joaquim Letria, Mariana Mareco ou Manuel Lima!...), uma ampla sala retangular para 25 computadores novinhos, e ainda outras boas salas normais para 25 alunos, sem esquecer duas salas com ponto de água para as artes. Ao todo, vamos ter 11 salas de aula, o que satisfaz bem as necessidades. Ainda vimos uma pequena sala para o psicólogo…
Naquele espaço, onde havia um lagar, este vai ser recuperado para visitas de estudo museológico, exposições e sobretudo a pensar nas crianças das escolas.
Algumas salas já estão rebocadas e por todo o lado vemos tubos com fios e outros bem largos para o ar condicionado. Também se nota a largura das paredes, a solidez de toda a construção e o aproveitamento da luz natural em muitos lugares.
É uma maravilha olhar para estas instalações, em comparação com aquela sala e cozinha com que iniciámos este projeto há 14 anos, numa rua da Amora. Começámos com 230 alunos com aulas em muitos lugares, chegámos aos 850 e agora podemos sonhar com mais utentes.
Desta vez, a Câmara Municipal investiu a sério na terceira idade, naqueles seniores que ainda querem conviver, aprender e participar, ainda por cima com uma organização de voluntários dispostos a servir e criar condições para gostarmos de estar uns com os outros.
E a falar de voluntários, lembro logo o nosso arquiteto (ah! grande João Salvado, que acompanha quase diariamente esta obra com todo o carinho, aqui deixo um abraço…). E lembro ainda os voluntários que assumem responsabilidades na Casa do Educador e na Unisseixal, sem esmorecer neste tempo de pandemia, para que brevemente todos possamos gostar mais de conviver.
A cargo da empresa Teixeira Duarte, soubemos que o ritmo das obras está adiantado e que em setembro vamos mesmo poder inaugurar este complexo. Falta ainda criar estacionamento em espinha na Rua Gen. Humberto Delgado e está prometido um circuito frequente de transportes públicos a parar junto do complexo.

Honra à Câmara Municipal do Seixal, honra ao voluntariado trabalhador.

Curiosamente, na foto vemos o Presidente e 1.º Reitor que iniciaram a Universidade Sénior do Seixal, a atual Reitora e seus cônjuges, todos envolvidos nesta história.

António Henriques