Diminuição do Risco de Quedas

Na passada segunda-feira dia 27 de março, realizou-se no Auditório  da Unisseixal uma ação de divulgação sobre “Prevenção de Acidentes através da diminuição do Risco de Quedas”, pelo Dr. Diogo Simões do Centro de Saúde de Almada.
Este Programa de Prevenção de Quedas em idosos, tem como objetivo evitar as quedas dos idosos a fim de diminuir a mobilidade e a mortalidade e também os custos relacionados com as quedas.
A queda é o acidente doméstico mais frequente e a principal causa de morte acidental na população com idade superior a 60 anos, o que faz deste um tema de grande atualidade, representando um desafio importante da medicina dos nossos tempos.
Com o envelhecimento, o controlo postural é posto em causa levando a alterações que podem ir desde a instabilidade até às quedas, as quais constituem um problema de saúde pública, de grande impacto social, enfrentado por todos os países em que ocorre um expressivo envelhecimento populacional.
Quem sofre uma queda, apresenta um maior risco para voltar a cair. Além disso, uma percentagem elevada de idosos que caem e que sofrem lesões apresentará redução da mobilidade, da independência e aumento do risco de morte. Predispõem à queda diversos fatores de risco que podem ser intrínsecos (idade, sexo, sedentarismo, alteração de visão, estado psicológico, fármacos, etc), ou extrínsecos (iluminação deficiente, piso irregular, degraus, ausência de corrimão, tapetes, obstáculos etc.).
Pretende-se com estes Programas de Prevenção de Queda no Idoso, atuar ao nível dos fatores de risco intrínsecos e extrínsecos, definindo objetivos que devem ser atingidos a curto, médio e longo prazo, evitando assim quadros de isolamento, solidão e depressão que são comuns neste grupo etário com esta patologia e desta forma reduzir custos associados, mas também sermos mais eficientes na gestão deste problema.
Obrigado ao Centro de Saúde de Almada na pessoa do Dr. Diogo Simões, por esta Ação de Divulgação na Unisseixal, em prol da nossa população idosa.
Ficam aqui algumas fotos desta “Prevenção de Acidentes através da diminuição do Risco de Quedas”.

AM/BM

Fotos desta Ação de Prevenção de Quedas