No XIII Aniversário…

Memórias e projetos

A Unisseixal – Universidade Sénior do Seixal celebrou os seus treze anos de vida no sábado, 11 de janeiro.
Mais uma vez, o Fórum Seixal encheu-se de alunos, professores, familiares e amigos, em que se incluem os parceiros e os representantes das autarquias.
Dirigiu a sessão a prof.ª Amélia Costa, com a graça e competência a que nos habituou. E logo de início, prende a assistência com aquele conjunto de palavras que seus alunos usaram para, no sentir de cada um, classificar a Unisseixal: - salvação, fraternidade, promoção pessoal, dando motivos para continuar a viver, e outras mais a marcar bem o lugar da Unisseixal na vida dos seus alunos.
Um vídeo, elaborado pelo casal Bárbara e Alberto Maia, recordou os momentos mais significativos do ano findo, uma pequena mostra do que este casal faz pela comunidade.
Seguiu-se a palavra da nossa reitora, prof.ª Mariana Mareco. Falou da alegria de termos chegado aos treze anos sempre em crescendo, afirmando-se vigorosamente no programa cultural do concelho do Seixal, não só pelas aulas onde vamos aprender e sentir alegria de viver, mas ainda pelas muitas tarefas diferentes que a Unisseixal proporciona, visitas, tardes culturais, convívios, sempre em busca de progresso pessoal, movimento, arte e criação de amigos. Neste ano, até alunos estrangeiros aderiram com três turmas.
Mas, como não há bela sem senão, vivemos dia a dia com dificuldades, em espaços inapropriados e escassos, valendo-nos a colaboração dos parceiros a ceder salas, o apoio das autarquias (Câmara e Juntas de Freguesias) e a boa vontade de professores e alunos. A todos ela deixou «o mais sincero e profundo obrigado».
O prof. Jaime Ribeiro, Presidente da Casa do Educador, historiou o movimento das universidades seniores, que se iniciou em 1972 com a abertura da Universidade de Toulouse aos adultos, a que mais tarde se seguiu o modelo anglo-saxónico, que não prima pela aquisição de diplomas mas sim pela abertura à população com vista a alimentar a sede de saber e o gosto de viver. Em Portugal, surge a primeira universidade sénior em 1976, sendo hoje mais de 200. E no Seixal estamos à espera de novos espaços, com os quais ultrapassaremos os 1000 alunos. Ainda disse que não sabe bem quem mais aprende, se são os alunos ou ele próprio!
A prof.ª Amélia Costa retoma a conversa e convida a falar o Presidente da Junta de Freguesia de Corroios, Sr. Eduardo Rosa, mas ela sempre vai dizendo que o nosso projeto tem sido sempre apoiado por todas as direções da Casa do Educador, que ali se encontravam na sala, o que dá mais força ao nosso trabalho. Eduardo Rosa, em nome das juntas de freguesia, reconheceu o trabalho que a Unisseixal faz a favor da população, com uma equipa sempre a crescer, exigindo mais transportes públicos e mais atenção à educação, nomeadamente à triste situação da Escola Secundária João de Barros, que espera a conclusão das obras há muitos anos. E garantiu que podemos contar com as autarquias.
Seguiu-se a Vereadora, Dr.ª Maria João Macau, que deu parabéns à Unisseixal e um obrigado aos que têm levado este projeto adiante, ela que desde o início acompanhou os nossos passos, desde o ano de 2007 em que nascemos pequeninos até hoje.
Lembrou o esforço que a Câmara está a fazer para satisfazer as necessidades da Unisseixal, ao comprar o antigo edifício do Grémio da Lavoura no Fogueteiro e agora a sua adaptação com o projeto de arquitetura em andamento e mais tarde a elaboração do contrato de comodato para cedência do património à Casa do Educador. Este esforço enquadra-se no projeto democrático de acesso a todos, combatendo a solidão e promovendo a inclusão, um apanágio da Unisseixal, em que todos se sentem solidários.
Lembrou ainda o desafio dos transportes públicos, com a Câmara a insistir num serviço público combinado que satisfaça a população. E ainda referiu que no Orçamento municipal existem cinco milhões para a educação, que é mesmo uma clara prioridade da Autarquia.
A Reitora voltou ao palco para falar de números. E muitos são eles!
- Nos 13 anos, crescemos dos iniciais 239 alunos para os 823;
- Temos 5 polos: Seixal, C.C.D. Paivas, Ginásio das Paivas, Amora(J. Freguesia) e Corroios(J. Freguesia) em parceria;
- O número dos homens (282) é metade do das mulheres (541);
- Professores – 95; Turmas – 130; Disciplinas – 104.

Já no final da sessão, foram entregues diplomas de reconhecimento aos professores com 10 ou mais anos de ensino e ainda se cantaram as Janeiras em louvor de todos os que estão implicados nesta obra.

A grande surpresa
Para todos, a grande surpresa foi a parte musical. Então, não é que apareceram no palco os professores das várias disciplinas musicais a fazer uma interessante banda com os instrumentos que ensinam, a que aliaram vozes afinadas que nos encantaram? Ainda por cima, pegaram num tema muito querido a todos, com uma carga histórica rica, que designaram “Trovas que o tempo deixou”. Cantaram Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, José Mário Branco, e não sei quem mais… Sempre acompanhados da projeção de fotos alusivas aos temas, selecionadas pelo prof. de fotografia. E quem dirigia o concerto? Claro, o prof. Pontes, com o seu chapéu de artista e sua veia comunicacional sempre atraente.
Parabéns a todos!
Texto de AD

Edição,  fotos  e vídeos  Casal Maia

Parabéns Unisseixal

Vivências na Unisseixal

Trovas que o tempo deixou