Universidade Sénior do Seixal

XIII Concurso da RUTIS

XIII Concurso da RUTIS  “O saber não tem idade”

 Rio Tinto em 26 de Janeiro 2017

Concorrentes da Unisseixal

Parabéns à UNISSEIXAL e aos seus representantes no XIII ConcursoO saber não tem idade da RUTIS, pela sua brilhante prestação.

Não veio a Taça, mas veio a próxima edição, XIV Concurso para a Universidade Sénior do Seixal.

Obrigado a todos, meus amigos, por terem contribuído para que o nome da UNISSEIXAL fosse tão falado e tão prestigiado.

Saímos do Seixal na passada quarta-feira dia 25 de janeiro em direção ao Porto, onde almoçamos na típica ribeira, nas margens do não menos típico rio Douro, que separa Vila Nova de Gaia do Porto, e onde pudemos ver os sempre bonitos barcos rebelo.

Após o almoço, partimos em direção a Serralves para vermos as célebres obras de Joan Miró “Materialidade e Metamorfose”.

Esta exposição reúne 78 pinturas, desenhos, esculturas, colagens e tapeçarias deste artista catalão, cujas obras são pertença do Estado português. Joan Miró expandiu decisivamente as fronteiras das técnicas da produção artística do século XX.

Terminada esta visita, partimos em direção ao centro da cidade do Porto, onde podemos apreciar os lindos painéis de azulejos da estação de S. Bento. Percorremos de seguida algumas artérias da baixa portuense e regressamos ao autocarro para irmos pernoitar no Palace Hotel  – Termas de S. Vicente.

No dia seguinte, seguimos em direção a Rio Tinto, Gondomar, onde nos receberam os  padrinhos da UGIRT – Universidade Grande Idade de Rio Tinto, que nos levaram a visitar o Museu Mineiro – São Pedro da Cova  e a Casa Gramido  – Turismo de Gondomar.

 Após o almoço fomos para o Pavilhão Multiusos de Gondomar onde teve lugar o Concurso. Os nossos representantes Prof. José Bianchi, e os alunos Gualdino Rodrigues e Odette Pugliese, foram à final depois ultrapassada a 3ª eliminatória, ficando num brilhante 2º lugar. Muitos Parabéns !!!.

 Os nossos agradecimentos muito especiais à UGIRT  pela forma como nos soube receber e à RUTIS pela excelente organização deste XIII Concurso “O Saber não tem idade”.

Texto e reportagem fotográfica

Barbara Maia e Alberto Maia

XIII Concurso da RUTIS  “O saber não tem idade”

Concorrentes da Unisseixal

Nos dias 25 e 26 de Janeiro, um grupo de professores e alunos da Unisseixal rumou ao norte do país, mais precisamente à localidade de Rio Tinto, com a finalidade de participar no XIII concurso de cultura geral Saber Não Tem Idade, promovido pela Rutis (Rede de Universidades da Terceira Idade), em parceria com a UGIRT (Universidade da Grande Idade de Rio Tinto). Este evento decorreu no pavilhão multiusos de Gondomar.

Apresentaram-se em competição 30 universidades seniores. No apuramento final do concurso, destacaram-se no “pódio” a universidade sénior de Vila Franca de Xira em 1º lugar, seguida da universidade sénior do Seixal em 2ª posição, tendo sido atribuído o 3º prémio à universidade sénior de Valongo.

Pelo honroso resultado conseguido, a Unisseixal terá a responsabilidade de, em colaboração com a RUTIS, organizar e dinamizar a XIV edição do concurso Saber Não Tem Idade, a acontecer no próximo ano letivo. A universidade sénior do Seixal substituirá, deste modo, a instituição detentora do 1º lugar, que já havia tido a seu cargo essa tarefa em anos anteriores.

De regresso a casa, era manifesto o sentimento coletivo de orgulho pela notável participação da nossa equipa. Parabéns aos concorrentes: Odete Pugliese, José Bianchi e Gualdino Rodrigues.

Texto de Filomena Rocha

1 Comentário

  1. Luisa Bernardo Luisa Bernardo
    Quinta, 2 de Fevereiro de 2017    

    Parabéns Unisseixal, são dez anos de aniversário comemorados recentemente e agora ganha o 2º lugar no concurso de cultura geral, “O saber não tem idade” promovido pela Rutis, em Rio Tinto. No próximo ano a Unisseixal irá organizar o XIV Concurso de Cultura Geral, no concelho do Seixal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *