Lançamento do Livro “Retrato de Corpo e Alma (Momentos da Vida Transmontana)”

Ao auditório da Unisseixal, nesta quarta-feira, dia 6 de dezembro 2023, acorreram muitos professores, alunos e amigos do prof. doutor António Luís Pinto da Costa, que fizeram questão de estar presentes nesta Quarta-Feira Cultural, no lançamento do seu livro intitulado “Retrato de Corpo e Alma (Momentos da Vida Transmontana)”, para em conjunto viverem momentos de convívio cultural e boa disposição.

A Reitora da Unisseixal, prof. Mariana Mareco, abriu a sessão dando as boas-vindas a todos os presentes, passando de imediato a palavra para o prof. doutor José João Bianchi, que fez a apresentação e crítica do livro.

Este começou por tecer algumas considerações acerca do pseudónimo “Luís Alpico” utilizado pelo autor António Luís Pinto da Costa.

Disse de seguida que este livro lhe é particularmente grato, porque estava aqui não por ser quem era, nem tão pouco por ser amigo do António Luís, mas porque era um habitante do território que oferece o cenário onde as histórias são contadas pelo autor.

O doutor Bianchi fez ainda referência à imigração que foi um dos fatores mais fundamentais no progresso da região. Foi isso que a transformou e que fez com que os seus filhos tivessem hoje condições de vida diferentes e melhores que as dos seus pais.

Terminou dizendo que este retrato ou autorretrato coletivo que o António Luís faz das gentes de Vila Pouca de Aguiar, sobretudo das terras de Jales, gentes da sua terra, quando feito como foi feito, é a razão bastante para florir dentro de nós o espaço onde pode nascer a esperança da humanidade.

Feita a apresentação do livro pelo prof. doutor José João Bianchi, a Reitora prof. Mariana Mareco passou a palavra para o autor prof. doutor António Luís Pinto da Costa. Este saudou todos os presentes, num auditório repleto de amigos. E começou por dizer que este livro reúne vinte contos para serem lidos de um fôlego só, pretendendo retratar a vida de Vila Pouca de Aguiar dos anos 50, 60 e 70 e, por extensão, de todo o Trás-os-Montes.

“Luís Alpico”, disse ainda, que este livro pretende retratar o amor à sua terra e concluiu dizendo que “Quem não gosta da sua terra e dos seus, não gosta de si”.

No uso da palavra, o autor concluiu a sua intervenção agradecendo à Casa do Educador na pessoa do prof. Jaime Ribeiro, à Unisseixal, ao prof. Bianchi, à turma de cordas na pessoa do prof. Carlos Jesus, ao prof. Guedes Jacinto, à tipografia, e a todos os presentes, de entre os quais muitos familiares e amigos que não quiseram deixar de o homenagear, pelo seu esforço, persistência e dedicação postos nesta obra, que enriquece as nossas raízes culturais.

Ficou o interesse para a leitura do livro “Retrato de Corpo e Alma (momentos da vida transmontana)” com surpresas a cada página até ao final.

Por último, um agradável momento musical a cargo das turmas de violas do Prof. Carlos Jesus, e para encerrar o Prof. Guedes Jacinto interpretou um bonito tema transmontano com letra de António Luís Pinto da Costa.

Parabéns ao autor e à Unisseixal por nos ter proporcionado esta magnifica Quarta–Feira Cultural.

AM/BM

Grupo Cordas Unisseixal - Carlos Jesus

Violas - Unisseixal - Guedes Jacinto