Universidade Sénior do Seixal

Quart

Na passada quarta-feira, integrada na rubrica designada por “Quarta-Feira Cultural”, foi apresentada, pelo professor da Unisseixal Jaime Ribeiro, uma palestra com o nome de “Pessoa versus Campos”.

Após uma breve apresentação, do longo curriculum do Professor Jaime Ribeiro, pelo reitor da Unisseixal Dr. António Pinto da Costa, o palestrante iniciou uma muito entusiástica apresentação.

Enquadrada numa encenação em que os dois poetas se apresentariam como pugilistas, o autor da atividade desenvolveu a temática da (aparente) oposição entre a arte poética de Fernando Pessoa e a do seu heterónimo Álvaro de Campos, percorrendo o caminho das fases estéticas de ambos.

Predominou, na hora que durou a apresentação, a leitura de poemas, o que permitiu que alguns dos presentes tivessem um contacto prático com a obra dos dois poetas.

Em final ficou a certeza, que todos apreciaram muito este combate poético, só possível quando apresentado e com muito fôlego, por quem estuda e conhece bem a obra do grande poeta português que é Fernando Pessoa.

José Capelo

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.