“O saber não tem idade”
Promovido pela RUTIS – Rede de Universidades Seniores, realizou-se, no dia 27 de janeiro de 2023, no Pavilhão Municipal de Alenquer – o XIX Concurso “O Saber não Tem Idade”, que a Universidade da Terceira Idade Sénior de Alenquer organizou e acolheu, tendo marcado presença vinte e uma Universidades seniores de todo o País.
A UNISSEIXAL fez-se acompanhar por um numeroso grupo de alunos, professores, amigos e dirigentes da Casa do Educador do Seixal e UNISSEIXAL apoiantes da nossa equipa constituída pelo aluno: José Romão e pelos Professores José Fidalgo e António Rodrigues, sempre bem-dispostos e divertidos.
A receção às Universidades inscritas foi feita pelas madrinhas que nos deram as boas-vindas e nos proporcionaram uma visita guiada para conhecer um pouco do concelho. Assim, começamos por visitar o Museu João Mário de arte figurativa que reflete a paixão pelas artes plásticas do seu criador, o próprio João Mário. Nele encontram-se expostas grande parte das obras da sua vida, guardadas ao longo do seu percurso como pintor.
Fazem ainda parte do espólio do museu obras de artistas Nacionais e Internacionais oferecidas ao pintor, designadamente Silva Porto, José Malhoa, Veloso Salgado, Helena Gameiro, Anjos Teixeira, Álvaro Cunhal e Almada Negreiros entre outros de arte figurativa, reunidas numa sala de Artistas seus amigos.
Fomos ainda visitar o Museu Presépio A criação do Presépio Monumental, que se estreou na encosta da vila no Natal de 1968, teve na sua origem as trágicas cheias de novembro de 1967, e serviu para perpetuar o espírito de solidariedade, de unidade e de amor vivido pela comunidade naqueles momentos trágicos.
Foi concebido pelo pintor e ilustrador Álvaro Duarte de Almeida, ao gosto dos presépios tradicionais portugueses, com cerca de vinte peças, as maiores com cerca de seis metros, a mais pequena com quase um metro e meio de altura, inspiradas na figuração da pintura portuguesa dos séculos XVI e XVII. Se Alenquer já era antes a «Vila Presépio de Portugal», o Presépio Monumental veio definitivamente consolidar esta ideia.
Seguiu-se o almoço num dos restaurantes locais (Restaurante D. Nuno) previamente escolhido. Após a refeição, cujo serviço se atrasou por haver muita gente para ser servida, os concorrentes e seus acompanhantes dirigiram-se para o Pavilhão Municipal, onde chegámos já o concurso tinha começado.
O palco foi então tomado pelo concurso propriamente dito, dirigido pelo Dr. Luís Jacob, presidente da RUTIS, que, por sorteio, dividiu as 21 universidades concorrentes em três séries, tendo a nossa UNISEIXAL ficado na segunda. De cada série foram apuradas duas equipas para a final. Como na nossa série ficaram em igualdade pontual 2 equipas, houve necessidade de se proceder à chamada “morte súbita”, ou seja, aquela que falhar, é eliminada.
O resultado final foi o seguinte: 1º Santarém; 2º Gondomar; 3º Montijo.
Importante, importante foi participar, foi conviver, foi sentir o grande apoio dado por todo o grupo de colegas e de amigos que se deslocaram a Alenquer.
Parabéns à Rutis, à Universidade da Terceira Idade Sénior de Alenquer e aos nossos concorrentes, pela maneira muito digna como se houveram, dando provas da sua vasta cultura geral.
AM/BM