Comemoração do XII Aniversário da Unisseixal

No dia 19 de janeiro de 2019, no Forum Cultural do Seixal, comemorámos o XII aniversário da nossa Universidade. No auditório repleto de alunos, professores, colaboradores e amigos, com a presença dos nossos autarcas, festejámos, com pompa e circunstância, este nosso aniversário.

Iniciámos com a apresentação dos novos corpos sociais da Casa do Educador do Seixal, para o quadriénio de 2019/2022.

Esta sessão foi conduzida com mestria pela Prof. Amélia Costa.

Como  não podia deixar de ser prestámos uma merecida homenagem ao ex-Presidente da CES, Prof. Tomás Aquino Bento, pela sua disponibilidade, pelo seu empenho e pelo profissionalismo com que, durante uma década, conduziu os destinos da Casa do Educador.

Obrigada, Prof. Tomás, por ter dado o seu tempo, o seu saber e o seu entusiasmo, ajudando esta associação a transformar-se numa associação de reconhecido sucesso por todos.

Homenageámos, também, o nosso ex-Reitor, Prof. António Luís Pinto da Costa, co-fundador da Unisseixal, e Reitor durante 12 (doze) anos.

A Unisseixal estará sempre grata à sua pessoa por todo o trabalho prestado, pelo seu saber, disponibilidade, empenho e dedicação.

Hoje, somos uma Universidade de Excelência, conduzida por si e reconhecida pela RUTIS, a nível nacional.

Estes foram momentos comoventes que jamais iremos esquecer.

Agradecimentos feitos, começaram os discursos próprios destas circunstâncias.

Usou da palavra, em primeiro lugar, a nossa Magnífica Reitora, Prof.ª Mariana Augusta Emiliano Ramos Mareco que, num profundo discurso, focou os progressos da Unisseixal, bem como a previsão de um futuro que espera audacioso.

Por sabermos a quem estamos entregues, temos a certeza que a Unisseixal continuará no caminho do sucesso.

Obrigada, Prof.ª Mariana, por ter aceitado esta tarefa, que sabemos não será fácil, mas temos a certeza que será desafiante.

De seguida, escutámos o novo presidente da Casa do Educador, Prof. Jaime Francisco Soares Ribeiro que disse querer manter a força e o empenho necessários para que a Casa do Educador continue a ser um projeto de êxito e fascinante.

Escutámos, depois, os discursos dos nossos autarcas, Dr. António Santos, representante das Juntas de Freguesia do Concelho e da Dr.ª Manuela Calado, vereadora em representação do senhor Presidente da Câmara.

Ambos manifestaram a continuação do apoio das autarquias a este projeto que dizem ser de reconhecido mérito e excelência, que se distingue no nosso concelho.

Para terminar, a festa continuou com gente da nossa casa.

Os professores da área da música e som, presentearam-nos com um “Roteiro Musical” que nos levou de norte a sul do país, bem como às ilhas.

Que bonitos acordes musicais saíram das violas, das guitarras, dos cavaquinhos, do acordeão e dos instrumentos de percussão.

As vozes a solo dos professores Mário Fortuna, Lino Madruga, Carlos Jesus e António Pontes, aconchegados pelas do maestro Maurício Silva, profs. João Rodrigues, Guedes Jacinto, Isabel Rodrigues e Alexandre Reis deram eco a belas melodias que a todos apetecia cantar e dançar.

Este cenário, não ficaria completo sem a “Severa”, a “Menina Bonita” e a “Bordadeira Madeirense” a espalharem charme pelo palco, e bolos na plateia.

A imaginação foi ao rubro, a plateia ficou encantada.

Obrigada a todos.

O lanche partilhado que se seguiu deu o mote final ao convívio com muita alegria, boa disposição que só terminou quando a noite já se fazia chegar.

A emoção foi muita, uma lágrima ou outra assomou de forma sorrateira sobre alguns rostos, a família estava reunida e os afetos muito presentes.

Foi uma tarde inesquecível!

Parabéns a todos!

PARABÉNS À UNISSEIXAL.

 Texto Prof.ª Amélia Lopes

Reportagem fotográfica e vídeos AM