Numa iniciativa da Unisseixal, Junta de Freguesia da Amora e URAP, a nossa aula de Temas Contemporâneos do Professor Joaquim Letria, teve um formato especial com uma conferência, pelo jornalista José Goulão, sobre o tema:

A Actualidade e a exigência da luta contra a guerra, o fascismo e a xenofobia, em defesa da liberdade e da democracia.

A professora Mariana Mareco, pela Unisseixal fez a apresentação dos intervenientes e o porquê da oportunidade desta conferência.

O professor Joaquim Letria fez uma breve introdução ao perfil do Jornalista José Goulão e um desafio para uma próxima aula com a sua participação que foi aceite (dia 7 de junho próximo).

O Sr. José Pedro Soares, também na mesa, lembrou em pré-lançamento o livro “ Coisas do Outro Mundo “da autoria de José Goulão.

José Goulão, jornalista com mais de 40 anos de carreira, especialista em temas do Médio Oriente, fez a introdução e análise para  o tema da atualidade, Guerra na Síria e a ligação do recente ataque com misseis aos acontecimentos de Londres com o atentado ao ex-espião Serguei  Skripal.

Para análise surgiram questões como:

-Direito Internacional e Carta das Nações Unidas, fabrico de armas e a necessidade da sua utilização.

-Comunicação Social ao serviço de quem e sua independência?

-Questões Geopolíticas e Definição de Novas Fronteiras?

-Riscos de Guerra Mundial se “Linhas Vermelhas” forem ultrapassadas?

-Que interesse se movem ao abrigo destes conflitos?

-Dificuldades de o jornalismo atual em busca e transmissão da realidade.

A D. Helena Quinta em nome da Junta de Freguesia de Amora, agradeceu a presença de todos, na certeza de que estas conferências, contribuem para melhor esclarecimento de cada um.

Seguiu-se um tempo de debate e perguntas de alguns dos presentes, às quais José Goulão respondeu e de todos fica um obrigado pela sua disponibilidade.

Em remate final cito de suas palavras:

O Terrorismo é um fenómeno com muitas cabeças e nunca é o que parece.

José Capelo