A Universidade Sénior do Seixal, participou no dia 27 de Maio no XVI Encontro Nacional das Universidades Seniores promovido pela RUTIS e organizado pela Universidade Sénior de Aljustrel.
Foi dia de grande festa nesta linda cidade alentejana de Aljustrel onde cerca de 1300 pessoas puderam comemorar e viver o espírito das Universidades Seniores.
Logo pela manhã, depois de sermos recebidos pelo padrinho Sr. Amável que acompanhou a nossa Universidade numa visita ao Museu Municipal, depositário de grande parte do espólio arqueológico aqui recolhido nas minas e que, nos convida a fazer uma viagem no tempo através dos artefactos utilizados pelos diversos povos que aqui se estabeleceram, desde os períodos mais remotos até à atualidade.
Visitamos depois a Igreja da Misericórdia (Nª Sª das Dores), um templo do século XVII de estilo renascentista de grande interesse histórico e artístico.
Após o almoço, com as saudações da comissão organizadora, a todas as universidades presentes e entidades que colaboraram, teve início o desfile de Bandeiras das universidades participantes e a passagem de testemunho à Universidade Sénior da Nazaré. Seguiu-se um momento muito especial com o Coro dos Mineiros de Aljustrel a elevar bem alto o Cante Alentejano. Que lindo que foi! …. Muitos parabéns à Universidade Sénior de Aljustrel pela sua disponibilidade para nos receberem com alegria, organização e dignidade. Parabéns também para a Câmara Municipal de Aljustrel que apoiaram e contribuíram para que esta Universidade Sénior realizasse com êxito este XVI Encontro Nacional. Ficam aqui algumas fotos e um pequeno vídeo que mostram bem como decorreu este memorável dia.

Bárbara e Alberto Maia

Vídeo do XVI Encontro Nacional da RUTIS