(Junho a Dezembro de 2016)

O Ano Académico de 2015/16 conheceu o seu remate, a 7 de Julho de 2016, com a reunião do órgão consultivo chamado Senado. Nela, teve o Conselho Directivo a oportunidade não só de fazer o balanço das atividades levadas a cabo pela Unisseixal ao longo do ano findo, mas também de ouvir da boca dos senadores o seu parecer acerca das mesmas e bem assim algumas sugestões a tomar em conta no futuro. Ouviram-se então palavras de incentivo e de elogio, tendo-se na circunstância reconhecido que a Universidade Sénior do Seixal é uma das instituições mais dinâmicas e úteis do concelho do Seixal, motivo por que estavam de parabéns os seus dirigentes, professores e alunos. Seguiram-se as férias de verão.

O regresso deu-se a 19 de setembro, com o pessoal já completamente refeito. A primeira reunião do Conselho Diretivo deu-se no dia seguinte. Depois de se terem contactado os professores, elaboraram-se os horários e calendarizaram-se as matrículas. Estas decorreram entre 3 e 11 de outubro, com a afluência e dinâmica dos anos anteriores. Resultado: 718 alunos matriculados, que frequentam 98 disciplinas, organizadas em 123 turmas, lecionadas por 88 professores.

Dia de Matricula na Unisseixal

As aulas abriram no dia 20 de outubro, quinta-feira.  Viram-se muitas caras conhecidas da nossa Unisseixal, mas também bastantes caras novas – umas e outras felizes e bem dispostas. Os membros do Conselho Diretivo escalaram-se para darem as boas-vindas às diferentes turmas.

A 16 de novembro, realizou-se a reunião da Assembleia de Delegados de Turma. Nela se elegeram os três representantes (dois efetivos e um suplente) ao Conselho Pedagógico, que, por tradição, o reitor também convida para as reuniões do Conselho Diretivo. A eleição recaiu (é a palavra) sobre Carlos Neves e Amália Godinho e, ainda, sobre Odette Pugliese, como suplente.

No mesmo dia, a turma de Questões de Economia e Finanças fez uma visita de estudo à ExporSado - Aquicultura (Setúbal) e, no dia 30, quis também conhecer a Esquadrilha de Submarinos, no Alfeite.

 

A 19 Novembro tivemos festa. Foi a abertura solene do novo ano académico. Como de costume, aconteceu no Auditório do Fórum Municipal.

Abertura Solene do Ano Académico

O programa constou de três momentos: actuação da pianista Inês Andrade, discursos de circunstância e momento de toada coimbrã, com interpretação de Mário Veiga. 

Abertura Solene do Ano Académico – Toada Coimbrã com Mário Veiga

 

 

Este percorreu a história da balada de Coimbra, secundado por breves apontamentos históricos e biográficos de vários autores, a cargo da vice-reitora, o que muito ajudou a perceber a importância histórica e política da canção coimbrã.

À saída, a satisfação transparecia em todos os rostos.

 

 

Ambiental II deslocaram-se, em vista de estudo, ao Observatório da Cortiça, em Coruche, em 8 de Novembro, e à Oficina-Atelier de Manuel Cargaleiro, na Quinta da Fidalga, no dia 23.As turmas de Questões Ambientais e Educação 

 

Lançamento do livro de poesia “Relicário de Infância” de Gualdino Rodrigues

Ativo polo cultural, a Unisseixal proporcionou ao aluno Gualdino Rodrigues, a 7 de dezembro, em quarta-feira cultural, a apresentação do seu livro Relicário de Infância, em que aquele dá a conhecer, em palavras poéticas, as relíquias das suas infância e adolescência. Isso ocorreu no Auditório da Junta de Freguesia de Amora.

 

No dia 10 de Dezembro, a Universidade fez-se representar na Aldeia Natal, da iniciativa da Câmara Municipal, na Torre da Marinha, pelo Coro Polifónico.

 Festa de Natal da CES – UNISSEIXAL

- No dia 16 de Dezembro, foi a nossa Festa de Natal. Estiveram presentes, para além da Unisseixal, a CES e a CESViver. Após a récita de duas poesias natalícias, seguiu-se o almoço partilhado, recheado de belas iguarias.

No fim, fizeram-se ouvir em palco o prof. António Pontes mais a sua banda, a turma das Artes do Barulho e o prof. José Guilherme mais a turma de Cavaquinhos e Bandolins, do prof. Mário Fortuna. Como o ambiente era de alegria e de música, alguns ensaiaram um pezinho de dança. Tudo terminou já o sol se havia posto havia mais de uma hora.

Turma de Cavaquinhos

Como vai sendo tradição, as turmas de Cavaquinhos, do prof. João Rodrigues, de Concertinas, do prof. José Guilherme, e de Danças Populares, da prof. Ondina Monteiro, mostraram um pouco da sua graça na Residência Sénior de Belverde, a propósito da quadra natalícia. Outro tanto fez a Tuna, da regência da prof. Isabel Rodrigues, no dia seguinte, na Gala do Natal, na Igreja da Torre da Marinha.

A Unisseixal decorou a Mesa de Natal da Presidência da República-Dezembro 2016

Nos meados de dezembro, chegou-nos, através da RUTIS, o convite para a decoração da mesa de Natal da Presidência da República. Criada uma equipa ad hoc, constituída por quatro elementos ligados às artes e mais a vice-reitora, foi possível dar resposta a tão honroso convite: uma mesa que representasse a Universalidade. Pelos vários elogios recebidos (um dos quais o próprio Presidente da República), cremos bem que se fez um bom trabalho.

E assim decorreu o nosso primeiro período: leve, alegre e rapidamente.

Chegados ao Natal e em vésperas de ano novo, a todos desejamos um Feliz Ano de 2017, com um cabaz recheado das maiores venturas.

António Luís e Mariana Mareco