Dr. José Lourenço

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

No âmbito do programa de atividades da Disciplina de Questões de Economia e Finanças do Prof. Luís Lapa, realizou-se dia 20 uma aula aberta sob o tema Orçamento 2016 com uma palestra proferida pelo Dr. JOSÉ LOURENÇO (Ilustre Economista e Antigo Deputado).

- A professora Amélia Costa em nome da Unisseixal, fez a introdução e realçou a importância destas aulas abertas com a intervenção de convidados especialistas nos temas abordados.

- O professor Luís Lapa, responsável pela turma, apresentou alguns dados mais significativos do currículo do nosso convidado Dr. José Lourenço.

- De um modo muito informal e comunicativa, tendo em conta o público nesta sessão, o Dr. José Lourenço, foi abordando o tema, Orçamento para 2016, de modo a que os presentes mantiveram sempre grande interesse e vontade de intervenção por vezes incontida.

PERGUNTAS SOBRE O ORÇAMENTO DO ESTADO

1- O que é o Orçamento de Estado?

2- Como se prepara? Como se discute? Como se aprova?

3- Qual a sua validade?

4- Qual a sua dimensão em termos de PIB Nacional?

5- Quais são as rubricas que mais pesam no no Orçamento do Estado?

6- Como se financia?

7- Quais as limitação que a nossa presença na EU e na zona euro acarretam para o orçamento?

8- O que é o défice orçamental?

9- Qual a associação que existe entre o Orçamento e a nossa Divida Publica?

10- Qual a importância do Orçamento de Estado para o crescimento e desenvolvimento económico do nosso país, nomeadamente para a criação de emprego ,para o combate às desigualdades sociais?

11- O que é que distingue um Orçamento de Estado de um Governo de esquerda, do de um Governo de direita?

Dentro da linha de exposição prevista foi-nos elucidando do que é o orçamento, sua discussão, votação e envio para o Presidente da República.

Com base em quadro disponibilizado tomámos nota do peso muito considerável,46% em Despesa da Administração Pública no valor de 85.700 milhões de euros com um valor de 40% para prestações sociais (Reformas e Pensões, Apoios Sociais, Subsidio Desemprego...), com Despesas com Pessoal de 23,7%.

Financiamento do Orçamento de Estado por:Receitas e despesas

Impostos, Venda de património, Emissão de Divida……

Também foram tema:

- Pacto Orçamental e suas restrições.

- Aumento da Dívida Pública.

- Peso dos juros da dívida e situação que se poderá prever para um curto ou médio prazo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Em debate foram apresentadas várias e pertinentes questões por alguns dos muitos presentes, às quais o Dr. José Lourenço com o seu muito conhecimento, foi respondendo e considerando também as relações entre os vários países da União Europeia, o BCE e FMI.

Por último resta-nos agradecer ao Dr. José Lourenço pela disponibilidade e ficamos desde já a aguardar com expectativa uma próxima palestra.

 

  José Capelo

2016-04-20

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA