reflexologiaRealizou-se hoje, (2-12-2015) no auditório da Junta de Freguesia da Amora, mais uma quarta-feira cultural com o tema ”Reflexologia”, pelo Prof. António Santos.

A mesa era composta pelo Sr. Reitor da UNISSEIXAL Prof. Doutor António Pinto da Costa, Dr. Juiz, Natalino Bolas e o Prof. António Silva Santos.

O Sr. Reitor da UNISSEIXAL abriu a sessão dando as boas vindas a todos os presentes que lotavam completamente aquele auditório e de seguida o Prof. António Santos dissertou sobre o tema desta quarta-feira cultural ”Reflexologia Podal” e seus benefícios.

Não há um consenso sobre a origem da Reflexologia. Acredita-se que a sua verdadeira origem, tenha sido no Egipto, Mesopotâmia, China e Índia.

A reflexologia dos pés e acupressão (mãos), é uma técnica de massagem que utiliza a pressão em determinados pontos dos pés e das mãos, aos quais correspondem regiões e órgãos do corpo humano (meridianos). De acordo com o grau de desconforto experimentado nos pontos trabalhados, é possível perceber quais as partes do corpo que registam desequilíbrio.

reflexologia assistenciaA reflexologia pode ser utilizada como terapia complementar e auxiliar no tratamento das mais diversas doenças tais como: ansiedade, bronquite, colapso cardíaco, dor de cabeça, dor de dentes, má circulação, insónia, esgotamento, etc. e é ainda, uma técnica eficaz para aliviar as dores e tensões do dia-a-dia.

Seguiu-se um período de perguntas e respostas, tendo de seguida o Sr. Reitor da UNISSEIXAL dado por encerrada esta quarta-feira Cultural agradecendo a todos a sua presença e ao Prof. António Santos por mais esta iniciativa enriquecedora, em prol de boa saúde e bem-estar.

Barbara Maia