img_livro

Quarta-feira cultural 

2015-05-28

Na Unisseixal, as quartas-feiras são de cultura. Desta feita, a cultura esteve na apresentação do romance Filho de Ninguém, da autoria de Jerónimo Jarmelo (o nosso professor Jerónimo Santos). Para além dos artistas convidados (uma dúzia), estiveram presentes umas trinta pessoas.

O reitor, que presidiu, abriu a sessão e fez a apresentação da mesa: ele próprio, o presidente da Junta de Freguesia de Amora (sr. Manuel Araújo), o presidente da CES (prof. Tomás de Aquino Bento), o autor e a prof. Maria Vitória Afonso. Seguidamente, deu a palavra ao prof. Jerónimo, que passou a anunciar os sucessivos passos do programa. O primeiro esteve a cargo do prof. prof José Carita, que tocou duas belíssimas canções na sua viola. Seguiram-se as intervenções do presidente da Junta de Freguesia e do presidente da CES, que se congratularam com o evento e deram os parabéns ao autor do livro. A prof. Vitória fez a apresentação crítica da obra, dando a conhecer as suas impressões sobre ela e tecendo-lhe vários elogios. Por fim, o próprio autor revelou alguns episódios relacionados com o seu trabalho.

O reitor cerrou a sessão, dando também os seus parabéns ao prof. Jerónimo e incentivando-o a continuar a escrever. Aproveitou ainda a oportunidade para dar a conhecer o plano de atividades da Universidade para o mês de junho.

O encontro teve a rematá-lo a atuação do grupo de Cavaquinhos da Casa do Povo de Corroios, de que o prof. Carita é regente e o prof. Jerónimo é elemento.

Muitos dos presentes fizeram questão de comprar um exemplar da obra apresentada, que o autor rubricou.

Houve, por fim, um porto de honra.

L. Pinto da Costa

Reportagem fotográfica       por Alberto Maia