“A Água que Temos…”

No passado dia 11 de dezembro de 2024, realizou-se na Unisseixal mais uma Quarta-Feira Cultural cujo tema “A Água que Temos…” – A Água que somos; A todos os lados no leva; de todos os lados nos chega. Esta palestra foi proferida pelo Eng. Luís Dias , aluno da Unisseixal e antigo Engenheiro dos quadros do LNEC.

Esta tarde cultural, teve o seu inicio pelas 16,15 h, com a abertura pela reitora professora Mariana Mareco que fez a apresentação do orador.

A Água é vida, é potência, é energia e por vezes é beleza.

Com a água também há destruição, mas a água também pode ser saúde, se nos lembrarmos que a água oxigenada começou a ser utilizada no campo da saúde, mais precisamente na I Guerra Mundial.

Se lhe acrescentarmos um átomo de oxigénio, a água salva vidas (Água Oxigenada);

Se lhe roubarmos um de hidrogénio, a água pode destruir (Cavitação);

E se por eletrolise lhe tirarmos os dois de Hidrogénio, temos o chamado (Hidrogénio Verde);

Dos movimentos de grandes massas de água, Deus na livre são os (Tsunamis);

A água para consumo também pode ser obtida através da dessalinização por osmose inversa.

Se há alguma coisa importante do Ambiente é a Água que cobre cerca de 71% da superfície terrestre. Também o corpo humano na sua composição tem 60 a 70% de água e uma grande percentagem da água está armazenada nos polos sob a forma de gelo.

A água é um recurso escasso, fundamental à vida e, no contexto das alterações climáticas em que vivemos, é essencial utilizá-la de forma consciente e eficiente. Um pingo de desperdício por minuto pode valer 12 litros por mês. Quando abrimos a torneira a água corre pronta a beber, mas para que chegue até nós com qualidade, tem de ser sujeita a um complexo sistema de tratamento. Depois de ser usada, a água tem de ser tratada para ser devolvida ao ambiente ou para ser reutilizada em condições seguras.

A Água é Vida não a Desperdice.

AM/BM