A Unisseixal celebrou no passado dia 19 de setembro de 2022, o 1º aniversário do novo edifício da Unisseixal. Inaugurado a 18 de setembro de 2021, está situado no lugar do antigo Grémio da Lavoura de Almada e Seixal, que em boa hora a Câmara Municipal do Seixal construiu para o efeito.

Mais uma vez o grande auditório encheu-se de professores, delegados de turma, convidados e representantes das autarquias.

Dirigiu a sessão a Profª Amélia Costa, que, com a graça e competência que lhe é habitual, chamou para a mesa a nossa Reitora, Profª Mariana Mareco, o Prof. Jaime Ribeiro, Presidente da Casa do Educador, o Dr. Paulo Silva, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Seixal e em representação das freguesias do concelho, Maria João Costa.

Nas “intervenções protocolares” a Prof. Mariana Mareco falou sobre a trajetória da Unisseixal e sublinhou mais uma vez o empenho, a envolvência e o profissionalismo de todos os intervenientes neste processo arquitetónico e falou em seguida da utilidade de cada sala deste edifício de excelência, numa Universidade de Excelência, que conta neste momento com 140 disciplinas, 94 professores e 838 alunos. Obrigado Prof. Mariana por conduzir a nossa Unisseixal no caminho do sucesso.

Em seguida, escutamos o Prof. Jaime Ribeiro, Presidente da Casa do Educador, que falou da envolvência da Casa do Educador nesta obra, no sentido de transformar este antigo Grémio da Lavoura num autentico Palácio da Cultura e do Conhecimento do concelho do Seixal. Referiu também o trabalho de voluntariado que se faz na Unisseixal, que deve ser valorizado e lembrou o papel da Profª Rosa Duarte, que infelizmente já não está entre nós, em todo este processo.

Escutamos depois as palavras da representante das freguesias, Maria João Costa, que reconheceu o trabalho que a Unisseixal faz a favor da população do concelho, combatendo a solidão e promovendo a inclusão, um apanágio da Unisseixal, em que todos se sentem solidários.

O senhor Vice-presidente da Câmara Municipal do Seixal, Dr. Paulo Silva, salientou a decisão da Câmara em boa hora ter transformado este espaço histórico que estava morto, num espaço de vida, onde diariamente se aprende, se partilha e se dá cultura. Lembrou também o Prof. Dr. Carlos Ribeiro, um homem da cultura e do saber, que vinha à Unisseixal partilhar o seu conhecimento, mas também aprender com a nossa caminhada de vida.

Seguiu-se a projeção de um PowerPoint em imagens, com cerca de oito minutos, que retrata aquilo que se passou ao longo deste primeiro ano no novo edifício que terminou com o hino da Unisseixal acompanhado pela plateia.

Para terminar, a festa continuou com gente da casa, mais propriamente com a Tuna da Unisseixal, que com alguns temas bem populares, deliciou todos os presentes.

Finalmente, fomos convidados a visitar as exposições de alguns professores na sala museu, na sala do aluno e no hall, subindo depois ao pátio para um lanche que se seguiu e com que terminou esta magnífica tarde de saudável convívio, alegria e boa disposição.

PARABÉNS a todos que direta ou indiretamente contribuíram para que este empreendimento se tornasse realidade!!!

PARABÉNS UNISSEIXAL ....

Ficam aqui alguns registos deste evento.

AM/BM

Atividades do Ano Letivo 21/22

Tuna da Unisseixal