Universidade Sénior do Seixal

15º Aniversário da Unisseixal

Comemora-se a 15 de janeiro o Aniversário da UNISSEIXAL

Passaram-se 15 anos de muito empenho, muito trabalho, mas feito com muito agrado e dedicação. Era usual fazer desta comemoração grande festa e, pomposamente no Fórum Municipal do Seixal, mas neste momento é a comemoração possível, não deixando contudo de assinalar a data e todos estarmos de PARABÉNS.

Desejamos mais anos de vida, mais entusiasmo e mais anos de bem fazer em prol daqueles que se interessam por se manter ativos e com vontade de dar mais brilho às suas vidas!!

                A Reitora

Mariana Mareco

Vivências da Unisseixal

A Universidade Sénior do Seixal – Unisseixal, por abreviatura – abriu as suas portas no dia 15 de janeiro de 2007 e teve a aguardá-la uma adesão que ultrapassou de longe as expetativas mais otimistas. Com efeito, logo no seu primeiro ano de vida, nela se matricularam 239 alunos. Porém a surpresa não se ficou por aí: nos anos que se seguiram, esse número quase quadruplicou, fazendo dela uma das mais frequentadas universidades seniores do país. Só a pandemia deteve o seu movimento ascensional.

A Unisseixal é um projeto da Casa do Educador do Concelho do Seixal, uma instituição de solidariedade social constituída por pessoas ligadas à educação, que, deste e de outros modos, tem dado provas de sua preocupação com o bem-estar não só dos seus associados, mas também da população do município em geral. O seu lema é “viver com qualidade”, e as cores que lhe dão fundo são o azul e o dourado (exatamente as cores da Casa do Educador).

Os 810 alunos que frequentam a Unisseixal em 2021/2022, estão agrupados em 130 turmas unidisciplinares, em que são lecionadas disciplinas diferentes, ministradas por 90 professores. Destes, uns ainda estão na vida ativa, outros (a grande maioria) já entraram na reforma; todos, porém, trabalham em regime de voluntariado.

Depois de Amora, onde nasceu, em 2007, a instituição teve, de 2010 a 2021, a sua sede e Pólo principal na Cidade do Seixal.

Inaugurada a 18 de setembro de 2021, a nova sede situa-se na rua General Humberto Delgado, número 2A, no Fogueteiro, no lugar do antigo Grémio da Lavoura de Almada e Seixal, que, em boa hora, num gesto justo, compreensivo e generoso, a Câmara Municipal do Seixal construiu para o efeito.

O resultado foi um edifício belo, funcional e bem localizado. Uma universidade de excelência num edifício de excelência!

Preside aos destinos desta Academia um Conselho Diretivo, composto por sete elementos: reitor, vice-reitor, secretário e quatro vogais. Para efeito de aconselhamento, a Unisseixal dispõe de um Senado, formado pelo presidente da Casa do Educador, reitor, vice-reitor, secretário, um representante da Câmara Municipal, cinco pessoas de renome no mundo da cultura, um representante das coletividades de cultura e recreio e um representante das associações de seniores.

A Reitora

Mariana Mareco

VIVA A UNISSEIXAL

HINO DA UNISSEIXAL

"HINO DA UNISSEIXAL" Coro Polifónico da Unisseixal sob a orientação do Maestro Maurício Silva aquando das festas do final de ano letivo 2014/15.

Posted by Unisseixal Universidade Sénior on Monday, September 14, 2015

Cesviver - Parabéns Unisseixal

2 Commentários

  1. Ana Paula Roque Ana Paula Roque
    Sunday, 13 de March de 2022    

    Gostaria de saber quais as condições para me matricular na Uniseixal,sou viúva desempregada e tenho o 5 ano antigo da escola comercial,estou com 61 anos e já agora quanto se paga pela inscrição e depois mensalmente.
    Obrigada pela atenção
    Com os meus melhores cumprimentos
    Ana Paula Roque

    • Luisa Bernardo Luisa Bernardo
      Monday, 14 de March de 2022    

      Olá Ana Paula, já reencaminhei o seu pedido de informação para a direção da Unisseixal e breve irá receber a resposta no seu endereço de correio.
      Se pretender contactar a Universidade para ter uma resposta mais rápida poderá fazê-lo por telefone:21 222 13 15/93 111 48 05
      Atenciosamente
      Luisa Bernardo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Comentários recentes