Dia 24 de Janeiro decorreu mais uma quarta-feira cultural com o  tema: Alzheimer-Acompanhamento e Prevenção com apresentação de  António Colaço, antropólogo e enfermeiro.

Em representação da Unisseixal ,o professor Natalino Bolas, agradeceu a presença  do palestrante, que deu início à sua apresentação com base nos parâmetros:

1-Doença de Alzheimer  2-Prevenção da doença? 3-Tratamento e Cuidados 

 Com resenha história da identificação desta doença por Alois Alzheimer e posterior divulgação por Emil Kraepelin como uma patologia rara. Nos últimos anos considera-se esta doença como principal causa da demência e de um modo geral nas doenças dos idosos.

Sucede com maior frequência após os 65 anos mas pode surgir a partir dos 40.

Diagnóstico atempado é fundamental! Ter atenção a alguns sinais numa fase inicial da doença.

Ainda não se sabe como prevenir esta doença, mas se há fatores  que não podemos controlar como a idade e os genes, algo está ao nosso alcance como:

Ter um estilo de vida saudável, fazer exercício físico e se necessário alterar os  nossos hábitos

Para seu tratamento alguns fármacos existem, mas ter sempre em atenção que devem ser administrados com acompanhamento médico e após rigoroso check-up.

È fundamental ajudar a pessoa com Alzheimer a sentir-se o mais segura possível.

Como disse os Sr. António Colaço muito mais haveria para dizer nomeadamente no envolvimento dos familiares dos doentes, mas ficará para uma próxima palestra, por hoje terminámos com sala cheia e os muitos presentes com expectativas em posterior informação.

Por último fica-nos um pensamento que nunca será cedo para cuidarmos do nosso cérebro e que é bom frequentarmos uma Universidade Sénior.

José Capelo

[slideshow_deploy id='4691']