Programa intergeracional UNISSEIXAL (Universidade Sénior do Seixal) e   EPBJC (Escola Profissional Bento de Jesus Caraça do Seixal) ano letivo 2015-2016.

Por iniciativa do professor António Carmo da EPBJC desde o ano letivo de 2013-2014,têm havido ações de desenvolvimento de projetos de Intergeracionalidade entre as duas instituições, com a colaboração voluntária de alguns alunos da Unisseixal.

No ano letivo 2015-2016 foi incluída também nos planos de aulas da Unisseixal  uma disciplina de Intergeracionalidade, coordenada pelo prof. António Carmo , com a colaboração de professores  e alguns convidados, inclusive em Aulas Abertas com acesso a muitos participantes.

Diretamente com os alunos da Turma de 10º ano de Turismo da EPBJC e desde Março foram dinamizadores dos trabalhos os colegas da Unisseixal a seguir indicados bem como tema por eles  proposto.

P7060401

Ana Rita Ramos, José Capelo,

António Custódio, Luís Fernandes,

Rosa Fernandes, Ludgera Ferreira,

Maria do Céu pais e Carlos Torres. 

Podem visualizar clicando em cada um dos links do quadro e escolher a opção "abrir link em nova janela", clicando com o botão dto do rato.

Tentámos motivar  e fazer uma melhor ligação entre alunos e seniores, com o tema tratado ou outro proposto pelo professor  António Carmo como por exemplo aquando da apresentação do filme “ O Estagiário”, com discussão em sala das opiniões da cada um perante o filme e o que lhes pareceu de  mais significativo.

Decorrida a primeira metade da carga horária prevista foi efetuada por cada grupo uma pré-apresentação dos trabalhos.

Trabalhos que iriam ter sua apresentação final no dia 7 de Julho e que pudemos contar com a presença do Sr. prof. Dr. António Luís Pinto da Costa, Reitor da Unisseixal.

Foram convidados também para apreciarem e classificarem os trabalhos, alunos e professores de outras turmas da EPBJC, que de um modo geral foi muito positiva.

Finalizámos em tempo de convívio com um pequeno lanche e lá se foi vendo alguma lágrima, demonstrativa da ligação afetiva criada, com as habituais fotos que podem ser apreciadas no vídeo abaixo.

De nós, que estivemos voluntariamente, resta-nos desejar aos alunos da EPBJC os maiores sucessos e ficamos com a satisfação de termos alcançado o que nos havíamos proposto.

José Capelo

jose capelo de Slidely by Slidely Slideshow