Em janeiro de 2007, pela iniciativa de um pequeno grupo professores, sócios da Casa do Educador do Concelho do Seixal, que sonhou, pensou … e meteu mãos ao trabalho, nasceu a UNISSEIXAL- tendo aquela como entidade promotora. Ao longo dos anos alguns acontecimentos marcaram a vida da Unisseixal. Assim em passos largos farei uma breve explanação:

1º - Em janeiro (2007) iniciaram-se as atividades em 8 polos incluindo a Cantina D. Berta Branca dos Santos -Amora, onde funcionava a sede da Casa do Educador. mas, rapidamente foi necessário estender a outros espaços, estabelecer progressivamente parcerias com outras entidades: escolas: Monte Sião (Arrentela), Paulo da Gama, Pedro Eanes Lobato e Secundária da Amora e de Corroios e com os clubes- Recreativo da Cruz de Pau, bem como o auditório da Junta de Freguesia de Amora

2º - A parceria com o Centro Cultural e Desportivo das Paivas (2008), permitiu ter um lugar permanente para ministrar as aulas de movimento e som;

3º - A cedência, em 2010, por parte da autarquia, do edifício do Largo dos Restauradores foi um salto qualitativo, o que permitiu ter uma sede própria. proporcionar condições para ter salas para as várias disciplinas, uma sala de informática, secretaria, biblioteca e uma sala de aluno. O melhor foi mesmo poder pôr fim à dispersão pelos doze locais (passou para 5), ficando no CCD Paivas as turmas de movimento e som e no auditório da Junta de freguesia de Amora as turmas grandes.

4º - No ano 2014-15 iniciaram-se as aulas no polo de Corroios, dando resposta a alunos daquela freguesia, onde neste ano decorrem 8 aulas diferentes.

5º - No ano da pandemia (2020/21) fomos afetados tal como todo o país e vivemos uma redução substancial do nº de alunos. O covid, o medo, o desconhecido a isso levou. Mas no ano seguinte retomou-se o crescimento habitual.

6º - Contudo, o acontecimento mais significativo foi a construção do novo edifício no Fogueteiro.  A Câmara Municipal reconheceu a justeza das nossas aspirações e em boa hora adquiriu o edifício do antigo grémio da Lavoura e custeou na integra as obras de da construção, dando origem ás magníficas instalações, alegres e apelativas, admiradas por todos, quer alunos que as frequentam quer quem nos visita. Obra  construída de raiz para ser universidade sénior- o que nos deverá encher de orgulho!

7º - Desde o início houve a ligação à RUTIS (Rede das Universidades da Terceira idade). Estamos inscritos com o nº72 e com esta instituição temos participado em várias atividades umas promovidas pela Rutis ou organizadas pela Unisseixal. Não foi por acaso que a RUTIS, por decisão de novembro de 2015, atribuiu à Unisseixal o título de “universidade de excelência”, galardão que temos feito questão de manter.

Eis, em breves palavras o percurso da Unisseixal. Neste momento conta com 1099 alunos, 102 professores, 120 disciplinas e 158 turmas.

Os professores, quase todos voluntários, com a sua competência e generosidade têm fornecido à organização o espírito e o dinamismo que a sustenta.

Os destinos da Unisseixal são geridos por um Conselho Diretivo formado por:

Reitora: Mariana Mareco

Vice Reitor: Carlos Jesus

Secretária: Amélia Costa

Vogais: Fátima Salvado e Filomena Rocha

O Conselho Diretivo pretende continuar a promover a cordialidade e amizade, fomentar laços de convívio e rede de afetos entre os vários elementos da Unisseixal, combater o isolamento e a solidão, contribuir para uma melhor qualidade de vida.

Só com a força de todos se consegue levar a bom porto, um projeto de voluntariado desta envergadura! 
                       Mariana Mareco