“O Saber não tem idade”
Promovido pela RUTIS – Rede de Universidades Seniores, realizou-se  no passado dia 24 de janeiro de 2020, na Arena de Évora, o XVI Concurso “O Saber não Tem Idade”, organizado pela Universidade Sénior de Évora, no qual a nossa Universidade participou com imensa alegria e firme vontade de vencer este desafio bastante interessante e motivador.
A UNISSEIXAL fez-se acompanhar por um numeroso grupo de alunos, professores, amigos e dirigentes: Casa do Educador do Seixal  (Presidente Prof. Jaime Ribeiro), UNISSEIXAL (Reitora Professora Mariana Mareco e o Vice-Reitor Dr. Natalino Bolas) e CESVIVER (Presidente Professora Rosa Duarte).

A receção às Universidades inscritas teve lugar no Rossio de São Brás em Évora, onde as madrinhas da USE, nos deram as boas vindas.
De seguida, cada universidade, sempre acompanhada pela sua madrinha, foi conhecer um pouco da cidade de acordo com o roteiro estabelecido “Passeio pelos Encantos de Évora”: Jardim Público de Évora, Igreja de São Francisco, Praça do Giraldo. Igreja de Santo Antão, Câmara Municipal de Évora, Templo Romano de Évora, Igreja dos Meninos da Graça, etc.
Este passeio teve como objetivo, ficarmos a conhecer alguns dos locais e monumentos mais bonitos da Cidade de Évora, sendo que o mesmo foi feito a pé e em cada ponto de paragem estava alguém para falar sobre o património local, onde a nossa reitora Professora Mariana Mareco, deu uma grande contribuição, mostrando bem os seus conhecimentos sobre esta cidade.

Seguiu-se o almoço num dos restaurantes selecionados (Hotel D. Fernando). Após a refeição, os concorrentes e os seus acompanhantes dirigiram-se para a Arena de Évora, onde iria decorrer o concurso.

Este evento, abriu com breves palavras do Dr. Luís Jacob, presidente da RUTIS, que convidou a Tuna da USE a subir ao palco, para uma pequena atuação de boas vindas a todos os presentes e que eram muitos, pois enchiam por completo a Arena de Évora. Com bonitos temas da nossa música popular portuguesa, deixaram deliciados os ouvidos de quem os ouviu e aplaudiu.

De seguida, dirigiram breves palavras a Presidente da Direção da USE, Dra. Maria Florindo e a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora Sara Fernandes.

O palco foi então tomado pelo concurso propriamente dito, dirigido pelo Dr. Luís Jacob, presidente da RUTIS, que, por sorteio, dividiu as 21 universidades concorrentes em três séries, tendo a nossa UNISEIXAL ficado na primeira. De cada série foram apuradas duas equipas para a final. Como na nossa série ficaram em igualdade pontual 3 equipas, houve necessidade de se proceder à chamada “morte súbita”, ou seja, aquela que falhar, é iluminada. Foi, desta forma, que a equipa do Seixal chegou à tão ambicionada final. Estas duas equipas conseguiram um feito inédito, ao esgotarem todas as perguntas de “morte súbita”, sem errar nenhuma respostas.
Desta forma, como diz o regulamento, o júri decidiu que iriam as duas equipas à final.

O resultado final foi o seguinte: 1º) Vila Franca de Xira, 2º Penela e 3º Unisseixal.
Como a universidade vencedora já tinha tido a oportunidade de organizar o Concurso, caberá a Penela organizar o concurso de 2021.

Parabéns aos nossos concorrentes, António Rego, José Luís e Joel Calqueiro, pela maneira muito digna como se houveram, dando provas da sua vasta cultura geral.

Os nossos agradecimentos muito especiais à USE – Universidade Sénior de Évora pela forma como nos soube receber e à RUTIS – Rede de Universidades Seniores, pela excelente organização deste XVI Concurso “O Saber não Tem Idade”.

De regresso a casa, era manifesto o sentimento coletivo de orgulho pela notável participação da nossa equipa. Parabéns aos concorrentes !!!

BM/AM

Atuação Tuna da USE - "Olhos Negros"