Universidade Sénior do Seixal

Historia da Unisseixal

A história da Unisseixal – Contada por quem a viveu

Perante o desafio que me foi lançado de preencher uma lacuna existente no site da Unisseixal acerca da sua história, lancei-me com gosto na investigação do passado ainda recente, quer recolhendo dados dos documentos da época quer sobretudo servindo-me da minha memória, eu que estive por dentro de toda a iniciativa para lançamento deste aliciante projecto.

1 – Os começos

CES Casa do EducadorEm 2004, estava a CES (Casa do Educador do Concelho do Seixal) no seu segundo ano de existência (nascera oficialmente em Outubro de 2002, com sede provisória na Delegação Escolar do Seixal), dedicando o olhar para os seus sócios com pequenas iniciativas levadas a cabo numa sala emprestada pela Delegação Escolar do Seixal uma ou duas vezes por semana, com conhecimento da Câmara Municipal, na rua Emídio Guilherme Garcia Mendes, da Amora. Aí nos juntávamos para conviver nos chás das quartas-feiras e em “conversas à solta” e aí começámos a programar actividades de convívio e formação para os associados, desde um atelier de pintura “sem professor e sem alunos”, na mais pura inter-ajuda, até às Manualidades nas segundas-feiras com a elaboração de registos com a prof.ª Antonieta Henriques, com a pintura em porcelana com a prof.ª Fernanda Jacinto e a pintura em acrílico com o prof. A. Monteiro Alves. O prof. Monteiro Alves, um esforçado autodidacta que depois da aposentação se forma em cursos breves de pintura, era professor na Universidade Internacional da Terceira Idade, em Lisboa. E foi ele que, além de prolongada colaboração como orientador da pintura em acrílico, trouxe as conversas sobre a criação de uma universidade sénior. Mas da conversa para a frente não se passou…

Pouco a pouco, outras ocupações apareceram (estanhos, folheados a ouro…) à medida que surgiam voluntários para ensinar e interessados em aprender.

2 – Mais uns passos

Em 8 de Abril de 2005, extinta a Delegação Escolar (Dez./2004), as suas instalações são entregues pela Câmara Municipal do Seixal à Escola do 1.º ciclo da Amora (sala maior) e à Casa do Educador (a cozinha, o corredor e a outra sala). Começámos então a ter uma sede! Crescemos em espaço e em actividades. Na cozinha, dividimos o espaço: um canto para a Direcção e o espaço maior para pintura e manualidades, que também se praticavam na sala. No corredor, talvez com dois metros de largura e quatro ou cinco de comprimento, montámos a nossa Galeria de Arte, onde se fizeram muitas exposições e se alargou o gosto pela beleza e pela arte.

Convívios entre associados, sessões de cultura e poesia, apresentação de livros, iam alternando com os cursos já referidos atrás e mais o 1.º Curso de Informática com o prof. Délio Paiva, nos poucos computadores então disponíveis, herdados da Delegação Escolar.

Mais um passo em frente foi dado em Agosto de 2005: conseguiu-se o registo da CES como IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), o que implicava naturalmente o espírito de solidariedade.

Oficialmente, embora se pense (Boletim n.º 4, de Fev./2005) criar um Grupo de trabalho que estude a viabilidade de criação de uma universidade sénior, fala-se expressamente nessa hipótese no Editorial do Boletim Informativo n.º 7, de Dezembro/2005, quando a Direcção se encontrava em final de mandato. Dizia-se então: «Com algum esforço e colaboração de uns tantos, era possível pormos a funcionar uma Universidade para a Terceira Idade». Curiosamente, já a pensar nas dificuldades, o mesmo editorial referia: «Quando somos poucos, corre-se o risco de, passado algum tempo, as pessoas se cansarem e desistirem», embora também se insista no benefício do serviço aos outros: «É bom para cada um de nós o serviço de voluntariado».

3 – Nova Direcção, mais serviço comunitário

Foi com a nova Direcção da CES, que tomou posse em 15/02/2006, que se veio a concretizar o que era um dos seus “Objectivos para o triénio”: «Diligenciar no sentido da criação da Universidade Sénior» (Boletim n.º 8, de Março/06).

Nos elementos da Direcção, notava-se que tínhamos pressa. Ao apresentarmos cumprimentos à Vereadora da Educação do tempo, Paula Santos, ela perguntou-nos pelos anos que precisávamos para o projecto da universidade funcionar e, quando dissemos que era já para o próximo, ela não deixou de mostrar algum espanto.

A antever os futuros apetites pelos computadores, abre-se mais uma Iniciação à Informática, durante os meses de Maio e Junho de 2006, com o prof. José Manuel Rio. Respigando do Boletim n.º 9 (Julho/2006), vemos a alegria com que se entregam certificados de formação aos alunos e professores destas aprendizagens. E não resistimos a copiar o exemplo da Prof.ª Olímpia Campos, que já então recebia certificados de aluna e de formadora, rematando a notícia com esta frase: «É uma riqueza este dar e receber, típico das aprendizagens de gente sénior»!

UNIVERSIDADE SÉNIOR

 Uma das nossas prioridades é a Universidade Sénior, à qual temos dedicado, com muito empenho, parte do nosso tempo.

Já demos alguns passos e pensamos continuar. Foi aprovada a alteração dos Estatutos da CES na Assembleia Geral Extraordinária do passado 5 de Julho, que nos abre à comunidade envolvente. Neste momento, estamos a envidar todos os esforços para arranjarmos os espaços possíveis, de modo a podermos servir a comunidade com a dignidade que nos merece. Podemos adiantar que já dispomos de 50% do espaço necessário para que a nossa Universidade funcione. Quanto ao corpo docente, alguns professores já constam da nossa lista de efectivos. Outros aguardam o horário do próximo ano para aceitar. Está quase concluído o Regulamento Interno, necessário para o bom funcionamento da futura Universidade Sénior.

Esta só pode considerar-se como tal quando tiver o mínimo de 50 inscrições provisórias, pelo que informamos que a partir de 18 de Setembro aceitamos as vossas/nossas inscrições provisórias, tanto para alunos como para professores, de modo a podermos avançar com este grande projecto.

 

 

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com