VIDA - O eterno enigma da mente humana

Qual é o sentido da vida?

"Se fazes questão em reflectir sobre o enigma da vida e do universo, vê se te despachas depressa, que a espécie humana qualquer dia acaba."  

Vergilio Ferreira

No passado dia 23 de Janeiro, pelas dezassete horas, no auditório da Junta de Freguesia de Amora, o Professor Doutor Carlos Ribeiro iniciou uma apresentação, designada por “Enigma da Vida”, com uma pergunta, natural para quem pretende introduzir o auditório num tema tão comum como apetecível: O que é a vida?

Colocou, em seguida, num contexto mais geral a temática em análise, fornecendo algumas informações relacionadas com o Universo, como lugar onde se terá dado a explosão inicial, o Big Bang, acontecimento fundamental para o aparecimento da vida, pois o “pó das estrelas” resultante teria já na sua formação os elementos químicos que constituem os seres que povoam a Terra. “Não somos nós que fazemos parte do Universo; é o Universo que faz parte de nós”, disse.

O orador referiu, todavia, que não é única a teoria sobre o nascimento da vida; de facto, há a concepção determinista (a vida como resultado de um plano) que a defende e que a mesma resulta do acaso (chamando a atenção para a grande quantidade de coincidências necessárias para que a vida aparecesse casualmente, desenvolvendo alguns aspectos do chamado Princípio Antrópico).

O professor Doutor Carlos Ribeiro passou então do macrocosmo universal para o microcosmo, informando a audiência de que o corpo humano é constituído por átomos, que, eles próprios, são vazios em mais de 90%, isto é, quase vazios de massa, mas repletos de energia.

Em seguida, trouxe ao auditório opiniões de alguns filósofos da antiguidade, em especial do grego Demócrito, para evidenciar o que parece ser uma contradição: o “cheio” da matéria é afinal constituído pelo “vazio” da energia. É isto a vida. Ou, melhor, é este “O Enigma da Vida”.

E com a pergunta “Valeu a pena ter vivido?”, encerrou o orador a apresentação deste denso, mas luminoso, tema.

Um obrigado ao Professor Doutor Carlos Ribeiro

Professor Jaime Ribeiro

Reportagem fotográfica: Lúcia, Odette e Luisa

O Enigma da Vida

Valeu a pena