De 31 de maio a 2 de junho 2018, realizou-se o “Passeio Convívio a Arouca, Porto e Aveiro”, organizado pela UNISSEIXAL.

Partimos às 6,30h, da Amora rumo a Arouca, para visitarmos o Museu Municipal de Arouca, que procura preservar as memórias e tradições de um povo marcadamente rural, mas também tem um vasto património arqueológico e geológico. Tem um espaço dedicado à exposição permanente “Memória de uma ruralidade”, onde se podem encontrar peças utilizadas no cultivo da terra. Em simultâneo, tem um espaço de exposições temporárias.

Fomos visitar também a Igreja Matriz de Arouca, que faz parte do Mosteiro de Santa Maria de Arouca e é rica em talha dourada. É nesta igreja que se encontra o túmulo e o corpo conservado da Rainha Santa Mafalda, filha de D. Sancho I, beata da Igreja Católica romana.

Após o almoço em Alvarenga, no Restaurante “Casa dos Bifes”, fomos para o Geopark Natural de Arouca, visitando os Passadiços do Paiva, a Frecha de Mizarela e as Pedras Parideiras, regressando ao fim do dia ao Hotel em Estarreja.

No dia seguinte realizou-se o Cruzeiro no Rio Douro. Saída do Porto do Cais da Estiva para a Régua, pequeno almoço servido a bordo, subida da Barragem de Crestuma-Lever (desnível 14 m) e da Barragem do Carrapatelo (desnível de 35 m), com almoço servido a bordo onde se desfrutou de um sublime passeio de barco.  Ao longo do percurso pode-se avistar as belas paisagens das margens do rio, com as suas quintas e vinhas em socalcos. Um passeio de barco magnífico, para guardar na nossa memória.

Regressámos de autocarro para a cidade do Porto. A caminho, fizemos uma pequena paragem para uma prova de vinho do porto na “Loja do Vinho”.

Jantamos na Ribeira do Porto num restaurante típico da cidade e regressamos ao hotel.

O último dia foi dedicado à cidade de Aveiro, onde fizemos um passeio na Ria, no barco Moliceiro. É um importante centro urbano, portuário, ferroviário, universitário e turístico. Conhecida como a “Veneza portuguesa”, a encantadora cidade de Aveiro é atravessada por um canal e é tida como um dos destinos mais encantadores do país, graças aos seus coloridos moliceiros, e aos edifícios em tons pastel de estilo Arte Nova.

Após o Almoço na Estalagem de Sangalhos, fomos visitar o Museu Marítimo de Ílhavo que em 2003 foi galardoado com o Prémio” Mies van der Rohe de Arquitectura Moderna”.

Além da sua relevância arquitetónica, o Museu Marítimo de Ílhavo tem 3 salas principais: a Sala da Ria, onde se pode observar os barcos tradicionais da região, a sala de Pesca do Bacalhau com uma réplica ao vivo de um barco usado na pesca de bacalhau no Norte gelado – mares europeus (Bacalhoeiro/Museu Santo André) – e uma sala dedicada à população local, profundamente relacionada com a vida no mar e ainda o Aquário com várias espécies de bacalhau. O “Aquário do Bacalhau” é um must-see local da cidade de Ílhavo, que tão intensamente promove a preservação das tradições marítimas.

Regresso pela praia de Costa Nova que tem como ex-libris os "palheiros" - casas com listas verticais ou horizontais intercaladas e coloridas que se destacam, num correr de habitações frente à ria de Aveiro, antigos armazéns de materiais de pesca, ou armazéns de salga da sardinha, atualmente convertidos em residências balneares.

Pitoresca e convidativa, a Costa Nova, em Ílhavo, é o local escolhido, devido à proximidade das praias, para as férias de muitos. Tem ainda, aqui, muitos restaurantes com os peixes e mariscos como especialidades.

Regresso à Amora contentes e felizes e culturalmente mais ricos.

Parabéns à UNISSEIXAL e a todos aqueles que contribuíram para que esta nossa viagem tivesse sido um êxito.

 Texto e fotos de Bárbara e Alberto Maia

Arouca (31 maio 2018)

Porto (1 junho 2018)

Aveiro (2 junho 2018)