Universidade Sénior do Seixal

Quarta-Feira Cultural – Prevenção do Cancro da Pele

Dentro do planeamento agendado decorreu no dia 18 de abril ,a quarta-feira cultural sob o tema: O CANCRO E O APOIO ao Doente e à Família – Cuidados a ter e como proteger-se do cancro da pele.

Com a presença do professor Natalino pela Unisseixal, da Dra. Joana Caiado da Liga Portuguesa contra o Cancro e Sr José Eduardo Marques da Delegação do Seixal da mesma liga.

Após apresentação formal dos nossos convidados o Sr José Marques, fez um breve ponto de situação e de alguma dificuldade de recursos nomeadamente a falta de voluntários.

Perante uma assistência, em menor numero que o habitual, a Dra. Joana Caiado iniciou a sua apresentação delineando os objetivos principais da Liga, cuja existência data de 1941:

Apoio ao doente, Investigação e Formação Oncológica, Prevenção Primária e Prevenção Secundária, estes dois últimos serão o objeto principal da palestra de hoje.

Relembrou a necessidade também de uma alimentação saudável e uma consulta regular ao dermatologista, sendo que, estatisticamente, em cada três diagnósticos, um é cancro de pele.

Importância da pele como maior órgão do corpo humano e como tal a necessidade de conhecermos a nossa pele.

O que é um tumor? – Tumor Benigno e Tumor Maligno

Cancro de pele: Melanoma (mais grave) e Não Melanoma (menos grave)

Fatores de risco para cancro de pele:

 1-Genéticos:História Pessoal e Familiar 2– Comportamentais: Demasiada exposição solar e solários 3-Ambientais:Radiação UV.

Variação da radiação UV conforme a hora do dia, época do ano, latitude, altitude e também como as nuvens e poluição dão uma falsa ideia de segurança.

Prevenção do cancro da Pele:

1-Mudar comportamentos, conhecer a pele e os nossos sinais, realizar um auto exame com regularidade, seguindo a regra ABCDE:

2-Mudar horas de exposição solar e não frequentar solários.

3-Diagnostico precoce com visita anual ao médico de família.

Muito mais haveria a falar sobre este tema da grande importância e algo ignorado, para o qual deixamos as principais recomendações e que constam do folheto distribuído pela Liga Portuguesa Contra o Cancro e para o qual recomendamos a sua leitura.

Aos participantes o nosso muito obrigado pelos conhecimentos transmitidos.

Linha Cancro: 808 255 255

José Capelo


Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com