Sensibilização e Segurança na utilização da Internet

No dia 6 de março pelas 16 horas, realizou-se no Auditório da Universidade Sénior do Seixal, uma sessão de esclarecimento sobre a Internet Segura tendo como tema: “Sensibilização sobre Segurança na utilização da internet e dos dispositivos móveis”.

Esta iniciativa, foi promovida pela Biblioteca Municipal do Seixal, em parceria com o Centro de Internet Segura/Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, e a sua apresentação esteve a cargo do Professor João Torres.

Com origem no projeto EU SafeBorders, o Dia da Internet mais Segura é uma iniciativa desenvolvida em toda a Europa desde 2004.

Esta iniciativa tem como objetivo alertar os utilizadores para diferentes temáticas emergentes ligadas decorrentes do uso seguro da Internet. Desenvolver uma cultura de uso consciente da Internet, capacitando os cidadãos para a tomada de decisões informadas e contribuir para o combate às condutas e aos conteúdos ilegais, disponíveis online.

Falou-se sobre o Mundo Digital e suas vantagens, das novas formas de jogar, aprender, comunicar, viajar, etc.

Técnicas digitais tais como: riscos, perigos, copiar/colar, respeitar os outros, anonimato, etc.

Assédio virtual (do inglês Cyberbullying)   são  técnicas muito poderosas que podem ser definidas como:

"Quando a Internettelefones celulares ou outros dispositivos são utilizados para enviar textos ou imagens com a intenção de ferir ou constranger outra pessoa."

É  uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar o outro. Tem-se tornado cada vez mais comum na sociedade, especialmente entre os jovens. Atualmente, legislações e campanhas de sensibilização têm surgido para combatê-lo.

Abordou-se também o tema da Pegada Digital.   Podemos classificar a pegada digital em dois tipos, ativa e passiva. Ativa é quando nós próprios colocamos esses dados de maneira deliberada e intencional, por exemplo, um blog sobre o nosso dia-a-dia ou um álbum de fotografias público e online. Enquanto que no tipo passiva, os dados sobre a nossa atividade na Internet são registados sem o conhecimento do utilizador, por exemplo quantas vezes acedeu a um determinado  website, a que horas e em que locais.

Foram colocadas mais algumas questões pelos participantes, tendo sido dada por encerrada esta sessão de esclarecimento.

Foi uma sessão muito interessante para ajudar a alertar as pessoas a estarem mais seguras na Internet, nas Redes Sociais e saberem utilizar estas ferramentas de forma mais responsável e consciente.

BM