Universidade Sénior do Seixal

A Unisseixal deslocou-se a Montemor-o-Novo

Sob a direção do prof. António Pontes, a turma de Artes do Barulho deslocou-se, no dia 18 de outubro, a Montemor-o-Novo, a convite da Universidade Sénior local, a fim de participar num Encontro de Tunas Seniores, inserido na programação do Mês do Cidadão Idoso.
Deram-lhe as boas-vindas o presidente do Grupo de Amigos do Convento de São Domingos, o dr. Vítor Guita, reitor da Universidade Sénior de Montemor-o-Novo, e o presidente da União de Freguesias. Usaram também da palavra, para agradecerem o convite, os reitores da Unisseixal e da Universidade de Lisboa para a Terceira Idade. Seguiu-se um porto de honra.
De seguida, foi-nos proporcionada uma visita guiada ao Convento de São Domingos, que foi fundado na transição do século XVI para XVII. Aqui se encontra o Núcleo Museológico com coleções de etnografia, arte sacra, cerâmica, tauromaquia e arqueologia. Este Convento conta ainda com uma igreja revestida com azulejos de desenho seiscentista. É neste convento que se localizam as instalações da Universidade Sénior do Grupo de Amigos de Montemor.
Os visitantes tiveram ainda a oportunidade de visitar o Castelo de Montemor-o-Novo, que é o ex-libris da cidade. Dele se pode apreciar a vista sobre o casario da cidade, bem como o Convento de N.ª Sr.ª da Conceição, a Ermida de Nossa Senhora da Visitação, as ruínas da Ermida de São Vicente e o Centro Interpretativo do Castelo, instalado na antiga Igreja de São Tiago (séc. XIV). É uma infraestrutura municipal que mostra aspetos da história e a evolução de Montemor, desde a antiguidade, através de uma exposição permanente e exposições temporárias.
Após o almoço de convívio entre as universidades participantes neste Encontro (a Tuna da Universidade Sénior do Grupo dos Amigos de Montemor, a Tuna da Universidade de Lisboa para a Terceira Idade e a Turma Artes do Barulho da Universidade Sénior do Seixal), pelas 16:30 horas, no Cineteatro Curvo Semedo, deu-se início às brilhantes atuações dos grupos participantes, que, com bonitos temas populares, entusiasmaram todos os presentes, contribuindo assim para que este dia inserido no Mês do Cidadão Idoso, terminasse de forma alegre e divertida.
Este evento contou ainda com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Hortênsia Menino.
O nosso agradecimento à Universidade Sénior do Grupo de Amigos de Montemor-o-Novo, pela forma amável e carinhosa com que nos receberam.
Bárbara Maia

Fotografias

Farol de Montedor

3 Commentários

  1. José Capelo José Capelo
    Sunday, 22 de October de 2017    

    Bom convívio entre as Universidades Seniores presentes,com especial destaque para a nossos anfitriões.Bonita reportagem dos amigos Barbara e Alberto Maia,pelo que foi lançar em grande o início do ano académico.

  2. Daniel Octávio . Daniel Octávio .
    Sunday, 22 de October de 2017    

    O melhor inicio de ano da nossa turma das Artes do Barulho desde sempre , na minha opinião .

  3. hermínia furtado hermínia furtado
    Sunday, 5 de November de 2017    

    o SR. MAIA e SRA.BARBARA são uns senhores com um coração que já não se encontra muito obrigado por tudo o que fazem por nós sem nada em troca

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *