No passado dia 21, a turma de Património Histórico e Natural, do professor Manuel Lima, realizou uma visita de estudo em terras do Alentejo, mais precisamente a Alcáçovas, Viana do Alentejo e Vila de Frades, com o objectivo de visitarmos alguns lugares de relevo na história do nosso país, do nosso património arquitetónico, da nossa cultura e religiosidade.. Foi um dia muito preenchido, que obedeceu a um planeamento e organização do nosso professor Lima.
O que visitámos:
- O conjunto Paço dos Henriques, Capela de Nossa Senhora da Conceição e Jardim das Conchas (Horto do Paço), cuja obra de requalificação foi inaugurada em 4 de Setembro de 2016.
Do palácio original, mandado edificar em 1290 por D. Dinis, nada resta. Ao longo dos tempos foi-se alterando e adaptando às novas realidades. Foi palácio Real, no século XIV, Casa Nobre, Solar dos Henriques e de outras famílias nobres da terra e, finalmente, espaço público.
Importantes acontecimentos históricos marcaram este palácio: os casamentos dos pais de D. Manuel I e o da Rainha Isabel I de Castela, a Católica; a assinatura do Tratado de Alcáçovas em 4 de Setembro de 1479 (que pôs fim à Guerra de Sucessão de Castela e às pretensões de D. Afonso V à Coroa de Castela. Este tratado, considerado o primeiro acto de globalização, serviu de preparação aos objectivos futuros conseguidos no Tratado de Tordesilhas); e foi neste palácio que D. João II redigiu o seu testamento em 20 de Setembro de 1495.
A capela do Paço, também conhecida como Capela das Conchas, primitivamente dedicada a São Jerónimo, foi edificada em 1622 por D. Henrique Henriques.
- Fábrica de Chocalhos Pardalinho.
Nesta fábrica assistimos às várias fases do processo de fabricação artesanal do chocalho. Interessante trabalho que está classificado como Património Imaterial da Humanidade.
- Santuário da Peregrinação de Nossa Senhora de Aires.
Situado nos arredores de Viana do Alentejo destaca-se na paisagem de uma planície de terras de cultivo. É um conjunto barroco Alentejano do século XVIII, da autoria do padre João Batista, cujas obras, que decorreram entre 1743 e 1760, substituíram o primitivo santuário. A Capela dos Milagres, que abriga elevado número de ex-votos populares, remonta a 1748.
- Castelo e Igreja Matriz de Viana do Alentejo.
O Castelo ergue-se no sopé do Monte de S. Vicente e é um dos mais notáveis conjuntos arquitetónicos fortificados em finais do período gótico. As obras de construção do castelo e da cerca da vila foram iniciadas en 1313, no reinado de D. Dinis. Sofreu obras de remodelação no reinado de D. João II, as quais tiveram continuidade no reinado de D. Manuel I.
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Anunciação, foi edificada no século XVI, em estilo Manuelino, segundo projeto de Diogo de Arruda, encontra-se dentro do castelo, tal como a Igreja da Misericórdia.
No pátio encontra-se o cruzeiro Manuelino, com Nossa Senhora do Leite, num dos lados, e Cristo crucificado no outro lado.
- Após o extenso programa da manhã, almoçámos no Restaurante 3 Bicas, em Viana do Alentejo, antes de iniciarmos a etapa da tarde.
- Ruínas da Vila Romana de São Cucufate, em Vila de Frades.
Este conjunto de ruínas remonta à ocupação romana no século I d.C. É considerado como um centro de exploração agrícola, onde se organizavam os trabalhos de produção, armazenamento e transformação dos produtos da terra, que foi crescente até ao século IV. As monumentais ruínas que hoje podemos observar, de uma Vila Palaciana, são da segunda metade do século IV. Duas construções anteriores, a primeira do século I e a segunda do século II, foram demolidas para dar lugar à construção seguinte. Reúne ainda vestígios de termas, canalizações em pedra, tanques de grandes dimensões, jardim e um templo que, posteriormente, na idade média(meados do século V) foi adaptado ao culto cristão. Serviu de Convento da Ordem Militar de Santiago e foi dedicado a São Cucufate, um mártir que foi executado em 304, na actual Catalunha. Foi abandonado no século XVI.
Está classificado como Monumento Nacional desde 1947.
- Museu da Casa do Arco.
Também conhecido como Museu de São Cucufate por aí se encontrar o Centro de Interpretação das Ruínas de São Cucufate, assim como o vasto espólio encontrado nas escavações na vila romana (fragmentos de peças em cerâmica, ferragens e ferramentas da atividade agrícola e de pastorícia) em exposição permanente intitulada a “Vila de São Cucufate”.
- Por último visitámos a Capela de S. Brás, com frescos do século IV representando imagens de Santas e da morte do mártir São Cucufate.
- Depois de uma breve paragem junto ao Castelo do Alvito, Pousada de Portugal desde 26 de Setembro de 1993, iniciámos o regresso à Amora. Chegámos, já de noite, com a satisfação de termos passado um excelente dia. Obrigado professor Manuel Lima.

Carlos Neves

Visita de Estudo em Terras do Alentejo