Decorreu com a solenidade apropriada a grande festa de celebração dos dez anos de vida da nossa Unisseixal. Foi na tarde do sábado, dia 14 de Janeiro, que enchemos por completo o grande Auditório do Fórum Municipal, num ambiente de alegria bem justificada.

Todo o programa, na sua simplicidade, convidava a uma partilha de sentimentos de felicidade, em que todos estavam empenhados. Logo à entrada se notava uma pressa exagerada em ocupar o nosso lugar, pois não queríamos perder nenhum momento. E de repente, encheu-se o salão (400 lugares?!).

Começámos por aplaudir o Coro Polifónico, sob a batuta do Maestro Maurício Vieira da Silva, que ofereceu à assistência o Hino da Unisseixal, o "Acordai" de Lopes Graça e o bem solene “Va pensiero”. As condições não eram as melhores, pois o palco estava já ocupado com a parafernália da Banda que fecharia o espectáculo. Mas não destoámos e saímos-nos a contento, dadas as palmas que recebemos.

Nas “Intervenções protocolares”, o mesmo ambiente de satisfação enorme pela existência da nossa Universidade Sénior. Foi o Reitor o primeiro a descrever um pouco da “feliz e fecunda história” deste projecto, desde o tempo em que se começou no meio de condições bem deficientes quanto a espaços que não havia mas sempre animados por um espírito de serviço à comunidade, que ansiava por este projecto novo. E sempre em crescendo, desde os 239 alunos do primeiro ano até aos actuais 724, acontecendo o mesmo com o número de professores, vimos melhorar as condições com a cedência de novos espaços pela Câmara Municipal. Referiu igualmente a colaboração amiga das juntas de freguesia, das escolas e das colectividades na oferta de espaços para as aulas e não esqueceu o sofrimento dos alunos que deambulavam de espaço para espaço, alguns bem distantes, para terem as suas aulas. “A realidade superou o sonho” e a Unisseixal tornou-se num «florescente foco de cultura concelhia», numa «década sempre a crescer».

Igualmente, o Presidente da Casa do Educador juntou-se à alegria e satisfação que dominava aquela tarde, enaltecendo todos aqueles que deram corpo a este projecto e aqueles que colaboraram com os órgãos da CES na concretização do seu projecto.

Em seguida, falou o Presidente da Junta de Freguesia de Amora, a Junta que no início mais esteve perto do projecto. Ouvimos da sua boca vivas felicitações, reconhecendo o muito que hoje devemos, como munícipes, à Unisseixal. Dirigindo-se aos alunos e professores presentes, reconheceu: «a vossa vida seria muito diferente sem este projecto»! E deu os parabéns a todos em nome das restantes freguesias.

Finalmente, a Sr.ª Vereadora da Cultura, Vanessa Silva, que há muitos anos acompanha este projecto, elogiou os «números magníficos» da Unisseixal, soube falar das dores de todo e qualquer crescimento, do apoio da Câmara na cedência de instalações e puxou Sebastião da Gama para a festa para dizer que este projecto tem feito muita gente feliz, e, como o poeta, augurava “que vivam felizes” com a Unisseixal. Não esqueceu o fundamento de todo o voluntariado que nos caracteriza, rematando com a citação: “SER GENTE É DAR!”.

Seguiu-se a projecção de um PowerPoint em imagens, um quarto de hora com a história destes 10 anos nos seus momentos mais significativos, um trabalho muito bem conseguido dos alunos Bárbara e Alberto Maia. Veio depois a apresentação da Unisseixal em estatísticas, feita com graça, leveza e alegria pela nossa Vice-Reitora, que apresentou todo o espectáculo. E a terminar a 1.ª parte, mais um momento emocionante: a entrega de certificados de reconhecimento aos professores que há mais de cinco anos oferecem o seu saber a este projecto, aos senadores e a muitos outros que se dedicam significativamente à Unisseixal. Os rostos espelhavam bem toda a alegria interior. E saímos para o intervalo para cantar os PARABÉNS, degustar o bolo de aniversário e, com espumante, bebermos à saúde e ao futuro da Unisseixal.

A segunda parte foi preenchida com a actuação da banda da Sociedade Filarmónica União Seixalense, mais uma parceira local, com músicos muito jovens, que vieram embelezar a nossa festa. Como gosto de dizer, Bonito, bonito!

AH

FOTOS DE ALBERTO MAIA