Atenção, Seniores!

Casa do Educador do SeixalJá temos a nossa Universidade!

Desde 15 de Janeiro, estão a funcionar no nosso concelho as aulas da UNISSEIXAL- Universidade Sénior do Seixal, com 32 disciplinas, umas mais teóricas, outras mais práticas, a que se juntaram no mês de Abril mais outras actividades: Grupos musicais (Tuna e Cavaquinhos), Teatro e ainda um Grupo de Danço terapia.

Os seniores do nosso concelho mereciam este projecto e por isso aderiram em força. São 238 os felizardos que se matricularam nas mais diversas actividades.

A Casa do Educador do Concelho do Seixal, uma associação formada por gente ligada à educação e ensino, preparou as bases do projecto durante o ano de 2006, contactando pessoas e instituições que pudessem ajudar a pôr de pé este projecto. E em boa hora!

São já quase 40 os professores que aderiram e oferecem gratuitamente o seu saber e o seu tempo a estes novos alunos.

unisseixal-Torre da marinha

Para quem é a Universidade Sénior?

Esta Universidade é para quem não desistiu de viver e aprender, apesar da idade. Pretende combater a solidão e a exclusão social, dinamizando as relações sociais, dando oportunidade a que as pessoas aprendam na idade adulta o que não conseguiram antes. “Em vez de ficar em casa sem fazer nada de especial, aproveito para aprender aquelas coisas que sempre quis e que nunca tive oportunidade”, dizia um aluno sénior a um jornal. É igualmente objectivo desta Universidade que os seniores se sintam activos e felizes, independentemente das limitações da idade.

Os testemunhos que temos ouvido dão-nos conta duma satisfação geral, de um agrado espontâneo por esta iniciativa. Pessoas houve que voltaram a gostar de viver! E isto é o máximo!

Perfil dos alunos da UNISSEIXAL: é já possível apresentar o perfil dos alunos matriculados. Num universo de 228 (número com que se começou este trabalho estatístico), são maioritários os alunos entre 60 e 69 anos, o número de mulheres corresponde a mais do dobro dos homens e, quanto a habilitações literárias, a maioria possui uma base cultural significativa, o que corresponde à ideia de que “cultura atrai cultura”: só uma pequena franja possui a antiga 4.ª classe e mais de metade dos alunos (52%) tem o ensino secundário ou estudos universitários.

António Henriques 

Dia 3 de Março de 2007,  dia da abertura solene e inauguração oficial  da "Unisseixal", Universidade Sénior do Seixal, realizada no Fórum Municipal do Seixal.