As nossas pontes são seguras?

Responde o Senhor Engenheiro Luís Oliveira Santos, Investigador Principal do LNEC

 Hoje, 25 de maio de 2016, realizou-se no Auditório da Junta de Freguesia de Amora mais uma quarta-feira cultural sob o tema "A Experiência do LNEC na Monitorização e Ensaio de Pontes".

Em representação da Unisseixal a professora Mariana Mareco  fez a apresentação formal do palestrante, agradeceu  sua disponibilidade e a presença dos muitos alunos.

O Sr. Eng.º Luís Oliveira Santos iniciou sua apresentação com uma descrição da importância das inspeções às pontes de modo a serem seguras e servirem para aquilo para que foram construídas.

Objetivos: Garantir a segurança, funcionalidade e durabilidade da estrutura e contribuir para a otimização da sua gestão ao longo da vida útil.

Monitorização da integridade estrutural através de sensores.

Dificuldades de monitorização-Integração no ritmo da obra,vandalismo,complexidade estrutural.

Principais grandezas monitorizadas-caracterização do betão.

 Diversos tipos de ensaios de pontes-estáticos e dinâmicos.

-Breve amostra de alguns exemplos, mais significativos, de pontes cujos ensaios e seu controlo foram efetuados sob a responsabilidade do LNEC:

Ponte da Arrábida, Ponte 25 de Abril, Ponte Miguel Torga na Arrábida, Aeroporto Internacional da Madeira,...

-O Sr. Engº Luís Santos fez também uma resenha histórica sobre os sistemas de monitorização até à atual automatização das medições e à Globalização na Gestão de Dados.

Finalizou-se com um tempo de perguntas a que foram prestadas as respostas técnicas e que existe capacidade na monitorização e acompanhamento das obras.

Ao Sr. Engº Luís Oliveira Santos agradecemos os esclarecimentos transmitidos.

José Capelo